A equipe Aprilia de MotoGP confirmou hoje (26) que Aleix Espargaró e Maverick Viñales ficarão até o final de 2024. O anúncio tira duas vagas em um mercado que tem mais pilotos do que motos disponíveis.
A renovação de Espargaró já era largamente esperada. O espanhol, que pilota para a Aprilia desde 2017 é considerado o principal responsável pelo desenvolvimento da RS-GP, conquistou a primeira vitória da marca no GP da Argentina desse ano e está na disputa pelo título.
“Esta confirmação foi exatamente o que o médico receitou. Trabalhamos muito juntos e crescemos juntos. Éramos uma promessa, agora somos realidade“, disse Espargaró. “Em 2021, já tínhamos visto sinais claros de nossos passos à frente e agora podemos lutar de forma consistente com os melhores do mundo. Continuar a fazê-lo com a Aprilia é motivo de orgulho para mim. Podemos crescer ainda mais e queremos demonstrar isso na pista.”
Maverick Viñales, contratado em meio a muita polêmica no ano passado (quando deixou a Yamaha com a temporada em andamento), vem fazendo uma temporada abaixo do esperado. Mas o espanhol se mostra muito feliz com sua nova equipe e celebrou a renovação.
“Estou extremamente feliz por continuar o meu trabalho com a Aprilia Racing. Agora nossos horizontes estão se expandindo e poderemos trabalhar com continuidade para atingir metas ambiciosas. Acredito neste projeto e fico feliz em fazer parte dele. Encontrei um ambiente fantástico na Aprilia e esta confirmação dá-me a paz de espírito para crescer da forma que esta equipe e eu merecemos”, disse Viñales.
Além de Espargaró, outro grande responsável pelo crescimento da Aprilia é Massimo Rivola, o diretor geral que chegou em 2019 vindo da Fórmula 1. Desde então, uma nova moto, inspirada na Ducati, foi produzida. “Ainda precisamos crescer muito e agora temos a tranquilidade de fazê-lo“, disse o italiano.