A equipe Aprilia de MotoGP confirmou hoje (16) a contratação de Maverick Viñales para a temporada 2022. O espanhol chega com a missão de tornar a RS-GP uma moto vencedora na Categoria Rainha.
Campeão da Moto3 em 2013, Viñales ingressou na MotoGP em 2015 com a Suzuki, conquistando sua primeira vitória no ano seguinte. Na Yamaha desde 2017, o catalão já soma nove vitórias, 13 pole position e 28 pódios. Como ainda tem contrato com a marca dos diapasões, apenas a Aprilia comentou a contratação.
“Estamos extremamente felizes em anunciar que contratamos Maverick Viñales, um piloto de altíssimo nível e um dos mais puros talentos da categoria rainha“, disse o diretor geral da Aprilia, Massimo Rivola. “O nosso projeto fica enriquecido com o valor que Maverick traz – um Campeão do Mundo que confirmou o seu talento como piloto de topo no MotoGP – numa altura de grandes mudanças, depois de trazer uma moto completamente renovada para a pista e de nos termos estabelecido de forma consistente na grupo de protagonistas; também estamos perante uma mudança de estatuto de equipe de fábrica, para levar a Aprilia ao sucesso.“
O anúncio era para ter saído durante o GP da Áustria realizado ontem (15), mas os italianos resolveram esperar por causa da polêmica que se criou em torno de Viñales: “Estamos honrados em poder colocar todas as nossas melhores habilidades à disposição da Viñales junto com nosso entusiasmo e nossa paixão. Estou confiante de que, como Aleix, ele vai abraçar este projeto de alto potencial. A chegada de Maverick em nada afasta Lorenzo Savadori da equipe, pois ele continuará sendo parte integrante da família Aprilia Racing“, garantiu Rivola.
Punido pela Yamaha por ter utilizado sua moto de maneira inadequada, Viñales não disputou o GP da Áustria e ainda não se sabe ao certo se o espanhol participará das etapas restantes de 2021. No sábado (14), o piloto de 26 pediu publicamente desculpas à marca dos diapasões por seu comportamento.