A Aprilia realizou um evento de gala para apresentar hoje (10) a sua equipe de MotoGP para 2022. Com Maverick Viñales melhor adaptado e uma motocicleta que se mostrou muito rápida nos primeiros testes, esse é o ano em que eles tem mais esperanças de bons resultados.
Desde que voltou à MotoGP em 2015, a Aprilia apresentou uma evolução mais lenta do que Suzuki e KTM. Entretanto, os investimentos aumentaram nos últimos anos, com a criação de uma nova RS-GP, muito mais próxima da Ducati, e da contratação do veloz Viñales, que espera colocar a equipe italiana em um nível mais alto.
“Desde o primeiro momento nessa equipe, eu entendi que fui escolhido para um propósito: levar a Aprilia ao topo da MotoGP, esse é o objetivo pela qual todos estão trabalhando“, disse Viñales. “Não acho certo fazer previsões, prefiro me concentrar no trabalho, porque acredito que os resultados são consequência do empenho. Tivemos a grande oportunidade de nos conhecer antecipadamente, fazer algumas corridas juntos, e começar a entender as necessidades um do outro. Estou muito satisfeito com o trabalho feito durante o inverno e agora só nos resta mostrar nosso progresso na pista.“
Ao lado de Viñales, segue o seu amigo experiente Aleix Espargaró, que vai começar a sua sexta temporada na Aprilia e conhece muito bem a equipe. O espanhol também espera utilizar a velocidade do companheiro de equipe para elevar o próprio nível de pilotagem e conseguir a primeira vitória na Categoria Rainha.
“Mal posso esperar por voltar à pista. Depois de tantos anos juntos, não são apenas mecânicos e técnicos, eles são realmente parte da minha família e, desse ponto de vista, as férias parecem sempre muito longas“, disse Espargaró. “Estou muito energizado, mesmo que os anos passem, ainda tenho a mesma fome e estou fisicamente bem preparado. Para os testes, escolhi um capacete com gráficos dedicados aos primeiros pódios da Aprilia nas várias categorias, inclusive o nosso em Silverstone. O objetivo é adicionar mais imagens a essa galeria.“
Comandando a equipe está mais uma vez Massimo Rivola, dirigente oriundo da Formula 1 e um dos pilares da evolução da Aprilia nos últimos anos. A RS-GP já conta, por exemplo, com um bom sistema de holeshot e de regulagem da suspensão traseira, agora indispensáveis para um bom desempenho.
O ano de 2022 será o primeiro da Aprilia como equipe 100% de fábrica. Entre 2015 e 2021, eles tiveram uma Joint Venture com a Gresini Racing, que voltou a operar de forma independente com maquinário Ducati. Eles voltam para a pista amanhã (11), nos testes coletivos de Mandalika.