A Aprilia Racing Gresini apresentou hoje (4) a sua equipe para competir na temporada 2021 de MotoGP. Os pilotos escolhidos são Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori.
Como não poderia deixar de ser, a apresentação foi marcada por um clima de tristeza com a recente morte de Fausto Gresini, que fornece parte de sua estrutura à Aprilia desde que a marca decidiu voltar à MotoGP em 2015.
“Fausto está com a Aprilia desde o início deste projeto, vamos usar adesivos com o seu número nas motos e vamos tentar fazer com que se orgulhe de nós”, disse o diretor da equipe, Massimo Rivola. “Na primeira fase do campeonato, não queremos olhar para os outros, mas apenas para nós próprios, reforçando a nossa tendência indiscutivelmente positiva.“
O piloto principal mais uma vez será Aleix Espargaró. Em sua quinta temporada pela Aprilia, o espanhol disse que a equipe é sua “segunda família” e espera continuar progredindo para dedicar o primeiro pódio a Fausto Gresini, como prometeu.
“O primeiro contato com o novo RS-GP foi positivo. Os caras trabalharam muito durante o inverno, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Temos pela frente um campeonato exigente e muito movimentado, onde a preparação física e mental terá de estar nos níveis máximos. Estou mais preparado do que nunca”, garante Espargaró.
Ao seu lado, uma cara nova: Lorenzo Savadori, piloto de testes da Aprilia, que já havia disputado as três últimas etapas do ano passado no lugar de Bradley Smith. O italiano ocupa a vaga de Andrea Iannone, impedido de correr pela FIM devido ao seu julgamento de doping.
“Eu seria negligente em não agradecer à Aprilia por esta grande oportunidade. Eu sei que tenho muito que aprender. É uma categoria exigente e ainda nova para mim“, admitiu Savadori. “Os testes e corridas do ano passado deram-me a oportunidade de começar a construir confiança com esta moto e com estes pneus, mas é apenas um ponto de partida com amplas margens de melhoria. Vou tentar transformar a dor gerada pelo falecimento de Fausto, uma pessoa que acreditou muito em mim, em energia positiva. Sua determinação e as coisas que ele me ensinou vão me acompanhar nesta nova etapa da minha carreira.”
Sobre a motocicleta, a Aprilia mostrou mais do que uma mera pintura e sim a RS-GP 2021, que é bem diferente da 2020. O novo modelo traz asas dianteiras mais pronunciadas em formato de bigode, um subchassi diferente, braço oscilante de carbono e uma pintura negra mais discreta.
Sendo a única fabricante a ainda possuir concessões de regulamento a Aprilia está autorizada a entrar na pista de Losail a partir de amanhã (5). As demais, no entanto, precisam esperar pelo sábado (6) para começar os testes.