A Aprilia apresentou hoje (10) a sua equipe oficial para competir na temporada 2023 de MotoGP. Depois do ótimo ano realizado em 2022, as expectativas da fábrica italiana estão mais altas do que nunca.
Foi um longo caminho até o topo, a história da Aprilia na MotoGP. Depois de voltarem à Categoria Rainha e 2015, a fabricante de Noale amargou muito tempo nas últimas posições, trocou constantemente de pilotos e técnicos e chegou a ser piada no paddock.
A maré só começou a mudar em 2018, quando eles trouxeram um novo gerente geral, Massimo Rivola, que trabalhava na Fórmula 1. Em seguida, eles criaram uma RS-GP completamente nova, praticamente idêntica à Ducati Desmosedici e os resultados começaram a aparecer.
O auge foi o GP da Argentina do ano passado, quando Aleix Espargaró superou Fabio Quartararo (Yamaha) em uma disputa direta pela vitória. Foi a única do ano, mas o espanhol lutou pelo título até as últimas etapas. Por isso o piloto de 33 anos que continuar na mesma toada esse ano.
“Estar tanto tempo na Aprilia coloca-me uma certa pressão porque sei o quanto os resultados são importantes para esta empresa. Ao mesmo tempo, a maturidade e o fato de conhecer bem as pessoas com quem trabalho dão-me tranquilidade mente“, disse Espargaró. “A temporada 2023 começará com muitas incógnitas. O novo formato com a Sprint Race no sábado exigirá ainda mais preparação de nós pilotos, mas ninguém pode avaliar verdadeiramente o impacto real dessa mudança ainda. Eu me preparei ao meu melhor habilidade e estou confiante de que vamos nos divertir novamente este ano.“
Seu companheiro de equipe, Maverick Viñales também tem motivos para estar otimista. Depois de sair da Yamaha pela porta dos fundos em 2021, o espanhol lentamente foi se adaptando à Aprilia e encerrou 2022 andando na frente de Espargaró.
“Aprendi muito em 2022 sobre a Aprilia e a equipe, mas também sobre mim. Esse ano vamos ser capazes de colocar tudo o que aprendemos em prática“, disse Viñales. “Gosto do novo formato das etapas. Vai ser interessante tanto para os fãs como para as equipes que terão oportunidade de se preparar para a corrida de domingo com a Sprint Race. Mal posso esperar para começar. A pausa foi revigorante, mas agora só quero voltar à pista!“
Só tem um porém nessa história toda. Com todos esses bons resultados, a Aprilia perdeu as concessões que o regulamento lhe concedia para treinar mais e ter mais motores à disposição. A partir desse ano, eles terão as mesmas limitações de Ducati, Yamaha, Honda e KTM.
Por isso, a Aprilia trabalhou nervosamente durante o inverno europeu. A RS-GP modelo 2023 traz um quadro que foi revisitado com base nas solicitações dos pilotos, buscando maior tração e estabilidade Além disso, eles terão, pela primeira vez, uma equipe satélite para ajudar, a RNF Racing.
“Estamos convencidos de que trabalhamos bem durante o inverno e os primeiros testes já deram alguma confirmação disso“, disse o diretor técnico Romano Albesiano. “A situação técnica será nova para nós, tendo também uma segunda equipe para apoiar e de onde tirar informações importantes. Os fins de semana também trarão algumas mudanças, com a introdução do Sprint Race que exigirá uma abordagem específica. Cada detalhe da nova RS-GP é uma evolução do conceito de 2022, uma melhoria numérica de todos os aspectos principais e o programa de desenvolvimento antecipa novos refinamentos ao longo da temporada.“
Agora só falta a apresentação da RNF Aprilia, o que deve acontecer no dia 16 de março, uma revelação particularmente importante, pois será o primeiro ano da equipe com maquinário Aprilia e novos pilotos, como Miguel Oliveira e Raul Fernandez. Os testes recomeçam em Portimão no mesmo dia.