A equipe Aprilia de MotoGP anunciou hoje (27) que seu segundo piloto de testes, Lorenzo Savadori pilotará no lugar de Bradley Smith nas três últimas etapas da temporada, que acontecerão em Valência (Espanha) e Portimão (Portugal).
Savadori, de 27 anos, já participou das 125cc entre 2008 e 2010, antes de rumar para as categorias de base do Mundial de Superbike onde esteve entre 2013 e 2018, quase sempre com a Aprilia. Esse ano conquistou o campeonato italiano.
“Dizer que estou feliz seria um eufemismo e quero agradecer imediatamente à Aprilia Racing por esta grande oportunidade. Estou chegando preparado, graças tanto ao trabalho realizado durante os testes com a RS-GP quanto à temporada do italiano que acaba de terminar“, comentou Savadori. “Foi um campeonato desafiador que exigiu concentração máxima. Agora preciso reorganizar meus pensamentos, recolher os quilômetros que rodei na RS-GP e ter certeza de que estarei pronto e focado para a primeira sessão de treinos.“
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Bradley por seus esforços nesta temporada. Ele assumiu o papel inesperado de piloto de fábrica com grande dignidade e excelente desempenho, e sua contribuição foi extremamente valiosa“, disse o chefe da equipe, Massimo Rivola, referindo-se à ausência de Andrea Iannone, suspenso no caso de doping.
“Agora estamos aguardando com entusiasmo a estreia de Lorenzo. Esta promoção é certamente uma recompensa pela sua grande temporada como piloto no campeonato italiano, dominando a categoria Superbike. Mas é também um passo de crescimento para um piloto que também vai testar a nossa RS-GP em 2021. Conduzir o nosso projeto em corridas também será um passo em frente para Lorenzo e, portanto, para toda a Aprilia Racing“, finalizou.
A efetivação de Savadori praticamente elimina qualquer possibilidade de Andrea Iannone recuperar o seu lugar ainda esse ano. O italiano ainda aguarda a divulgação do veredicto final no TAS, o que ficou prometido para meados de novembro e teoricamente permitiria sua participação no GP de Portugal em 22 de novembro, caso seja inocentado.