A partir de agora, ninguém mais poderá usar o número 58 na MotoGP. A Dorna, entidade que regulamenta e promove a categoria anunciou que o numeral será aposentado para homenagear o saudoso Marco Simoncelli, falecido há quase cinco anos.
O italiano, que foi campeão das 250cc (hoje Moto2) em 2008 morreu no GP da Malásia de 2011, quando caiu na primeira volta da corrida de Sepang, sendo atingido por Colin Edwards, que vinha logo atrás. Foi um dos acidentes mais fortes e traumáticos do motociclismo.
Dono de uma personalidade cativante e de um estilo de pilotagem agressivo (que rendeu muitas críticas na época), Simoncelli é um dos pilotos mais amados e reverenciados dos últimos 15 anos, apesar de ter disputado apenas duas temporadas na categoria rainha.
Tanto é que o autódromo de Misano, palco da próxima etapa nesse final de semana, foi rebatizado com o nome Marco Simoncelli em sua homenagem. A Dorna, então aproveitou a oportunidade para realizar o anúncio hoje (8) um dia antes de se iniciarem os treinos oficiais.
Trata-se de uma homenagem rara, concedida poucas vezes. Na MotoGP, apenas Kevin Schwantz (34), Daijiro Kato (74), Loris Capirossi (65), Casey Stoner (27) e Nicky Hayden (69) tiveram essa honra. Na Moto2, o #48 foi aposentado em memória ao japonês Shoya Tomizawa, que curiosamente perdeu a vida justamente no circuito de Misano, em 2010.