Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: esse ano, o GP da Alemanha terá um novo vencedor, o que não acontece há 10 edições, desde que Marc Márquez apareceu na MotoGP. Quem leva dessa vez?
Um notório fã de circuitos com curvas para a esquerda (e Sachsenring tem um monte delas) Márquez venceu todas as corridas disputadas lá desde que chegou ao Campeonato Mundial. Isso se traduz em nove triunfos na MotoGP (invicto desde 2013) e mais duas nas classes menores, Moto2 e Moto3, onze no total.
Parecia que o domínio ia cair no ano passado, quando Márquez chegou à Alemanha “com um braço e meio” como seus fãs falam. Mas, mostrando que realmente sobra em Sachsenring, foi lá que o espanhol conquistou a sua primeira vitória desde que quebrara o braço direito em 2020.
Esse ano, entretanto, as coisas não estão melhores. Ainda com problemas no braço (e no ombro), Márquez foi forçado a interromper a temporada para uma quarta cirurgia… com um retorno ainda incerto. Pela primeira vez em nove anos, haverá um novo nome no alto do pódio. Mas quem será?
Depois de uma apresentação de gala no GP da Catalunha, Fabio Quartararo se apresenta como o principal nome. Ainda mais porque o circuito de Sachsenring, sem grandes retas e várias curvas, favorece a Yamaha M1. O mesmo não se pode dizer da Ducati. O último pódio veio com Andrea Dovizioso em 2016.
Mas em 2021, Quartararo foi apenas terceiro. Em segundo lugar chegou Miguel Oliveira (KTM) e a menos de dois segundos de Márquez. O português foi segundo em 2017 e quarto em 2018 quando estava na Moto2, demonstrando que conhece os atalhos de Sachsenring.
Quem também costuma andar bem em Sachsenring é Maverick Viñales. O espanhol foi terceiro na Moto3 em 2013 (ano de seu título), quinto na Moto2 em 2014, quarto na MotoGP em 2017, terceiro em 2018 e segundo em 2019. Por outro lado foi último em 2021. Tudo depende muito do seu estado de espírito no momento.
Outro que merece atenção é Brad Binder. O sul africano venceu lá na Moto2 em 2018, foi segundo no ano seguinte e chegou em quarto na MotoGP em 2021. Tem sido o piloto mais consistente da KTM nas últimas corridas e, quando menos se espera, pode aparecer na liderança.