Marc Márquez conquistou hoje (11) a pole position para o Grande Prêmio de Valência de MotoGP, na Espanha. Apesar de uma queda nos últimos minutos da classificação, o espanhol cravou o tempo de 1min29s897, o suficiente para a sua 8º posição de honra na temporada. Andrea Dovizioso vai largar apenas em 9º.
Márquez sempre esteve à vontade no circuito Ricardo Tormo, desde os treinos livres. O autódromo tem a maioria de suas curvas para o sentido anti-horário, uma especialidade do pentacampeão. Por isso ninguém ficou surpreso quando o espanhol começou o Q2 na frente com o tempo de 1min30s424.
Apesar do domínio, as Ducati também mostravam força, mas com o piloto errado. Era Jorge Lorenzo quem mais ameaçava Márquez ao assumir a segunda posição nos primeiros minutos. O espanhol, no entanto sofreu um forte acidente na curva 14 que esfriou um pouco o seu entusiasmo.
Johann Zarco, por outro lado, carregava a Yamaha nas costas, já que Valentino Rossi, em nenhum momento conseguia ameaçar os primeiros lugares e Maverick Viñales não conseguira passar do Q1. O francês desbancou Lorenzo para pegar a segunda posição, trazendo junto um surpreendente Andrea Iannone e sua Suzuki.
Parecia que Zarco tinha condições de encarar Márquez, mas em sua segunda saída dos boxes, o espanhol cravou 1min29s897, sacramentando definitivamente mais uma pole position. O piloto da Honda ainda tentou melhorar, mas acabou caindo na curva 4, felizmente sem maiores consequências.
Zarco assegurou a segunda posição e Iannone a terceira, a melhor posição de largada do italiano pela Suzuki esse ano. Apesar do acidente, Lorenzo ainda ficou em quarto, à frente de Dani Pedrosa e de Michele Pirro, piloto de testes da Ducati, que completa a segunda fila.
Completamente apagado, Rossi apenas abre a terceira fila em sétimo, à frente de Aleix Espargaró e de Dovizioso, que não conseguiu sair de uma distante nona posição, muito aquém do que precisa para ser campeão. Alex Rins fechou os dez primeiros com a outra Suzuki. Confira aqui o grid completo.