Apenas décimo-nono nos testes de Portimão, Franco Morbidelli até ao momento não deu a impressão de poder competir com os melhores. A pressão está aumentando para o piloto italiano no seu último ano de contrato com a Yamaha.
Morbidelli foi escolhido com sobras o substituto de Maverick Viñales em 2021, após ter sido vice-campeão em 2020 em uma temporada em que superou até Fabio Quartararo. Mas, desde então, o piloto de 28 anos misteriosamente nunca mais figurou entre os primeiros colocados.
Os números falam por si: 25 corridas e apenas 49 pontos conquistados, um sétimo lugar como melhor resultado (décimo lugar se levarmos em conta apenas as corridas no seco). Um balanço um tanto mais pobre comparado ao de Quartararo, que briga por pódios e vitórias.
“Foram dias cheios de testes. Tentamos muitas coisas, fizemos muitas coisas e fizemos muitos testes – é para isso que servem os testes, então estou feliz com isso. Será importante analisar bem os dados que reunimos e fazer as escolhas certas para o fim de semana de corrida“, disse laconicamente após os testes.
O chefe da equipe, Massimo Meregalli saiu em sua defesa, mas faz questão de frisar que eles esperam mais dele em 2023: “Vi-o mais agressivo na pilotagem. Ele tem uma longa lista de tarefas a cumprir, estávamos avaliando as jogadas, mas realmente espero vê-lo nas posições em que precisa estar“, confessou.
Franco Morbidelli está em seu último ano de contrato com a Yamaha. As negociações para a temporada de 2024 devem começar em breve e a concorrência é grande. A marca dos diapasões pode ser a única equipe de fábrica com um assento disponível para o próximo ano.