Os organizadores da MotoGP anunciaram hoje (6) o regulamento técnico que será introduzido a partir da temporada 2027. Os motores serão reduzidos a 850cc, a aerodinâmica limitada e os dispositivos banidos.
A principal novidade é o tamanho do motor, que será mesmo reduzido de 1.000 cm³ para 850 cm³ a partir de 2027. O diâmetro máximo será reduzido de 81 para 75 milímetros o que, de acordo com eles, reduzirá a velocidade máxima (hoje beirando os 370 km/h).
Além disso, com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e diminuir os custos, o número máximo de motores permitidos para cada piloto numa temporada também irá reduzir, de sete para seis. O tanque será reduzido de 22 litros para 20, com combustível 100% sustentável (atualmente 40%).
Outro ponto muito discutido, a aerodinâmica será reduzida e controlada de forma mais rigorosa. A largura da parte superior da carenagem dianteira será 50 mm mais estreita e o nariz será recuado em 50 mm, reduzindo a sua influência nas frenagens, com fins de aumentar as ultrapassagens.
Na parte traseira da motocicleta, a aerodinâmica atrás do piloto também será controlada e fará parte da homologação a partir de 2027. Isso significa que as equipes só poderão atualizá-la uma vez por temporada para controlar custos.
Todos os dispositivos de altura de suspensão e holeshot serão banidos. Eles afirmam que isso tornará as largadas mais seguras, além de dar mais importância à habilidade de cada piloto. Tal como a aerodinâmica, a medida visa aumentar a capacidade de ultrapassagem.
Uma novidade bem interessante: os dados de telemetria de todos os pilotos estarão disponíveis para todas as equipes após cada sessão, visando oferecer melhores oportunidades de progresso com menor desempenho a um custo controlado.
Quanto às concessões, a partir de 2027 todos os fabricantes começarão a temporada na Classificação B, ou seja, do zero. Eles serão então avaliados novamente a meio da temporada e pode aumentar ou diminuir a classificação para ter acesso a mais ou menos concessões.
Naturalmente, esses são os pontos principais das mudanças de regulamento que serão introduzidas a partir de 2027. O plano completo é muito mais detalhado e pode ser conferido aqui. As regras atuais ficam, portanto, como estão até a última etapa de 2026.
Mudanças de regra ao longo da história
Essa não é a primeira vez que o mundial o muda seu regulamento técnico para se adaptar ao zeitgeist vigente, tendo feito isso de tempos em tempos desde sua criação em 1949. Uma das mais importantes surgiu no final dos anos 1960, que limitou o número de cilindros do motor a quatro.
Outro turning point aconteceu em 2002, quando motores de quatro tempos de 990 cm³ foram admitidos, criando assim a era moderna da MotoGP. Os propulsores foram novamente reduzidos para 800 cm³ a partir da temporada 2007.
Esses motores permaneceram assim até 2011, quando foi permitida a introdução de 1.000 cm³ a partir da temporada 2012. Esta é a primeira mudança profunda no regulamento técnico desde então, o que deve gerar mudanças profundas nas motocicletas de todos os fabricantes.
O objetivo é sempre o mesmo, aumentar a competitividade para trazer mais público ao mesmo tempo em torna o evento mais interessante para a participação de novos fabricantes, no fundo a grande motivação por trás de tudo. Nos últimos meses, a Dorna vem cortejando a entrada da BMW.