A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Dorna Sports anunciaram hoje (28) a criação de uma nova categoria, a “MiniGP”. O objetivo é unificar e padronizar as competições de mini moto de todo mundo debaixo do mesmo guarda-chuva e aumentar as oportunidades dos jovens pilotos a caminho da MotoGP.
As corridas devem ser realizadas em circuitos de kart que cumpram os padrões mínimos estabelecidos pela FIM ou federação nacional em questão, que também decidirá sobre o comprimento mínimo do circuito. Os pilotos devem ter entre 10 e 14 anos, competindo em máquinas Ohvale GP-0 160 ou semelhante. O único fornecedor oficial de pneus será a Pirelli, com uma alocação padrão dada por evento.
Um mínimo de quatro eventos compreendendo um mínimo de oito corridas devem ser incluídos no calendário, com um número mínimo de 15 pilotos permanentes em cada competição. A primeira etapa deve ocorrer até julho de 2021 e a final até 17 de outubro.
No final da temporada, os melhores competidores terão oportunidades, como participar de uma Final Mundial, que terá lugar durante a semana que antecede a última etapa de MotoGP. O vencedor irá, dependendo da idade/localização/nacionalidade, garantir um lugar nos programas que o encaminhem ao próximo degrau da carreira.
“O caminho para a MotoGP é muito importante para nós e estou muito orgulhoso de ver mais uma iniciativa adicionada ao nosso portfólio de promoção de talentos, em parceria com a FIM“, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna. “O MiniGP World Series terá um papel importante na padronização da competição para jovens pilotos ao redor do mundo, ajudando seu talento a brilhar em igualdade de condições e criando mais oportunidades do que nunca. Estamos muito satisfeitos em colaborar neste novo projeto e vê-lo se tornar realidade, e mal podemos esperar para ver o talento que emergirá da Série no futuro.“
“O MiniGP World Series é o primeiro passo para todos os jovens no seu caminho para realizar o seu sonho de alcançar a MotoGP“, disse o presidente da FIM, Jorge Viegas. “Este é o ponto de partida que faltava e que vai permitir que todos os pilotos talentosos subam ao pódio, com um orçamento extremamente baixo. Além disso, esta iniciativa coloca as Federações Nacionais na vanguarda do sistema, porque cabe a elas organizar totalmente o nacional e escolher a dedo o melhor de cada país, que vai estar presente na Final Mundial de Valência.“
Os melhores pilotos de cada Copa MiniGP nacional, regional ou continental também terão – dependendo de sua idade e localização – acesso direto à seleção da “Asia Talent Cup” ou disponibilidade de entrada na “British Talent Cup”, “Northern Talent Cup” ou European Talent Cup.