As estrelas do show só entram na pista de Sepang no sábado (5), mas as equipes já estão trabalhando, com os pilotos novatos e de teste. É o caso da Honda, que passou um aperto para colocar Stefan Bradl na pista.
Os problemas começaram quando a Honda RC213V, em rota da Espanha para Kuala Lumpur, capital da Malásia, ficou retida em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A equipe de testes da HRC, portanto, não teve escolha senão começar a construir uma nova moto nos boxes, a partir de peças sobressalentes no último domingo (30).
Para piorar a situação, todo o vestuário de Bradl também estava com o container retido em Abu Dhabi. Enquanto a Honda montava uma nova moto nos boxes, o alemão procurava um novo macacão completo e capacete para vestir. A única solução foi utilizar o equipamento de Pol Espargaró, que é de um tamanho menor.
“Eu realmente tive que me espremer lá. Suas botas e luvas eram de um tamanho muito pequeno para mim“, disse Bradl ao Speedweek. “A caixa de carga só chegou ao paddock na tarde de quarta-feira. Um avião de carga não voa de Abu Dhabi para Kuala Lumpur todos os dias. Portanto, não havia chance de o material chegar mais cedo.“
Mesmo com as roupas de Pol Espargaró e uma RC213V totalmente improvisada, Bradl conseguiu andar bastante: o alemão deu 52 voltas na terça-feira (1) e 45 na quarta-feira (2), a melhor delas em 2:00.449, o suficiente para a sétima posição entre quinze participantes. No final, a moto estava completamente operacional.
“A Honda mostrou que reage rapidamente em tal emergência. Quando as coisas ficam difíceis, a HRC é capaz de criar uma solução improvisada e transformar uma caixa em uma moto de corrida impecável“, disse Bradl. “Eles têm todos os meus dados em termos de posição de pilotagem e assim por diante. No final do dia era a mesma moto, novinha em folha. Eu montei este protótipo recém-construído por dois dias. Com os dados e configurações que coletei, os pilotos titulares começarão no sábado como base para o teste IRTA“, concluiu satisfeito.