A MotoGP está experimentando no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, um novo procedimento para as corridas chamadas de flag-to-flag, ou seja, que precisam de trocas de moto devido à chuva. O objetivo é aumentar a segurança.
A discussão começou ainda no Grande Prêmio da República Checa, no mês passado marcado pelo incidente de Andrea Iannone. O italiano da Suzuki caiu quando se aproximava de seu ponto de parada nos boxes e ainda derrubou a motocicleta de seu companheiro de equipe, Alex Rins.
Embora ninguém tenha se ferido, vários pilotos deram sugestões de melhoras no procedimento durante a reunião da Comissão de Segurança, realizada na etapa seguinte, na Áustria. Como o GP da Inglaterra é normalmente afetado pelo mau tempo, a Direção de Corrida decidiu testar um novo sistema nos treinos livres de hoje (25).
A mudança é simples: todos os competidores deverão se aproximar de seu ponto de parada em um ângulo de 45°. Depois que o piloto trocou de motos, eles terão que aguardar o sinal de um mecânico, que examinará a segurança em volta antes de liberá-lo para deixar o pit-lane.
Além disso, as motos ficarão estacionadas muito mais perto das garagens e o piloto terá que estacionaá-las atrás do modelo de saída. As mudanças são destinadas a criar espaço no pit-lane e evitar colisões. Isso significa também, o fim da famosa troca sem por os pés no chão de Marc Márquez, técnica que lhe economizava um bocado de tempo.