Alex Márquez foi o mais rápido hoje (10), no treino que define as entradas para o Q2 do GP da Malásia, em Sepang. O espanhol tirou a primeira posição do postulante ao título, Jorge Martin com uma volta muito próxima ao recorde da pista.
Martin (Pramac) foi o mais rápido no treino livre da manhã e mais uma vez deu mostras de que virá em modo de ataque a 100% para esse final de semana decisivo para suas pretensões ao título. Mas os tempos caíram rapidamente logo no início da sessão da tarde de 60 minutos.
Alex Márquez (Gresini), por exemplo, precisou de apenas três voltas para marcar o primeiro tempo de 1min58s do fim de semana, com um pneu traseiro médio novo (o mais macio dos dois compostos disponíveis neste fim de semana, sempre marcado por um calor intenso).
Martin entrou na pista aos 20 minutos também com um pneu traseiro médio novo e assumiu imediatamente o topo da lista de tempos com 1min58s523. Em comparação, o melhor tempo da estrela da Pramac no FP1 foi de 1min59s513.
As coisas não correram muito bem para Aleix Espargaró (Aprilia), que caiu três vezes ao longo da sessão, somando-se a outra queda sofrida no FP1 pela manhã, quando a sua RS-GP ainda pegou fogo! Pelo menos o espanhol escapou ileso.
Os tempos foram ficando cada vez mais rápidos nos últimos 15 minutos. Fabio Quartararo (Yamaha) liderou brevemente a tabela de tempos, seguido de Brad Binder (KTM), antes de Alex Márquez regressar ao topo com o tempo de 1min58s227.
Líder do campeonato, Pecco Bagnaia (Ducati) subiu para o quarto lugar a 9 minutos do fim, mas os tempos decisivos voltaram a perseguir a classificação – começando com o piloto de fábrica da Aprilia, Maverick Viñales, que passou para os cinco primeiros antes de três minutos.
Martin marcou o primeiro tempo de 1min57s do dia, mas Alex Márquez estava mesmo com a corda toda na GP22 e logo em seguida o superou novamente com 1min57s823, menos de um décimo acima do recorde da pista, 1min57s790, estabelecido por Martin no ano passado.
Atrás deles ficaram os dois pilotos de fábrica da KTM, Jack Miller e Brad Binder, em 3º e 4º lugares. Viñales ficou em quinto, com Luca Marini (VR46) em sexto. Graças à sua boa volta, Quartararo se garantiu no Q2 em sétimo, a frente de Bagnaia, o oitavo colocado.
Ainda matematicamente na disputa pelo título, Marco Bezzecchi (VR46) também conseguiu entrar no Q2 com a 9ª posição, e o vencedor do GP da Austrália, Johann Zarco (Pramac) pegou a última vaga disponível para a sessão classificatória.
Ficaram de fora, Franco Morbidelli (Yamaha) em 11ª, Enea Bastianini (Ducati) em 12ª e todos os pilotos da Honda, a começar por Marc Márquez, quase um segundo atrás do seu irmão Alex, em uma pista onde a RC213V sempre foi muito forte.
GP da Malásia – Treino que define as entradas para o Q2
- Alex Márquez, Ducati, 1:57,823 min
- Jorge Martin, Ducati, + 0,174 seg
- Jack Miller, KTM, + 0,409
- Brad Binder, KTM, + 0,484
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,489
- Luca Marini, Ducati, + 0,511
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,576
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,597
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,627
- Johann Zarco, Ducati, + 0,664
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 0,748
- Enea Bastianini, Ducati, + 0,782
- Augusto Fernández, KTM, + 0,855
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,886
- Marc Márquez, Honda, + 0,965
- Joan Mir, Honda, + 1,079
- Pol Espargaró, KTM, + 1,151
- Raúl Fernandez, Aprilia, + 1,201
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,327
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 1,903
- Takaaki Nakagami, Honda, + 1,932
- Alvaro Bautista, Ducati, + 2,547
- Iker Lecuona, Honda, + 2,628