Alex Márquez assegurou hoje (6) a pole position para o GP da Catalunha de MotoGP, no circuito de Montmeló. Velocíssimo, o espanhol garantiu a posição de honra com duas voltas voadoras, superando Fabio Quartararo e o irmão Marc Márquez.

Apesar de estarmos na Espanha, Marc Márquez (Ducati) não tem se mostrado tão dominador como nas últimas etapas, a julgar pelo resultados dos treinos livres. O octacampeão, por exemplo, não liderou nenhum treino livre e o que tem se visto é um equilíbrio bem maior entre os pilotos e as motocicletas.
Quem parece estar com sérias dificuldades é Pecco Bagnaia (Ducati). Vencedor da corrida no ano passado, o italiano ocupou sempre as últimas posições e naturalmente não conseguiu um lugar para o Q2. Vagas que ficaram com Fabio Quartararo (Yamaha) e Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati).
Pedro Acosta (KTM), por outro lado, parece muito inspirado e depois de ter liderado o FP1 e PR, marcou de cara o melhor tempo inicial no Q2. Mas ele foi rapidamente superado por Alex Márquez (Gresini Ducati), que havia sido o segundo mais rápido no FP2 e parecia estar no páreo com uma volta em 1min37s9.
Carregando a Yamaha nas costas, Quartararo também chegou a liderar, antes de Alex retomar a liderança. Os perseguidores eram Pedro Acosta, Johann Zarco (LCR-Honda) e Franco Morbidelli (VR46 Ducati), à frente de Marc Márquez, que estava em sexto na metade da sessão.
Nos momentos finais, Acosta assumiu brevemente a liderança – mas, por ter ultrapassado os limites da pista na Curva 15, sua volta foi cancelada. Enquanto isso, Marc subia para a segunda posição, atrás apenas do irmão, Alex, que ainda não havia feito tudo o que podia.
Alex partiu para mais uma volta e marcou 1min37s536, um novo recorde para o circuito de Montmeló e uma pole position, a sua primeira em dois anos e meio. Quartararo ultrapassou Márquez, que quase perdeu o controle da moto pouco antes da chegada, relegando o líder do campeonato para terceiro.
Na segunda fila, as duas Ducatis VR46, de Morbidelli e di Giannantonio estão em quarto e sexto lugares, com Acosta no meio. Ai Ogura (Trackhouse Aprilia) Johann Zarco foi novamente a Honda mais rápida, em sétimo, com Ai Ogura fazendo o mesmo pela Aprilia. Enea Bastianini (KTM) e Luca Marini (Honda) fecharam o top 10.
GP da Catalunha – Grid de Largada
1.Alex Marquez (ESP), Ducati, 1:37.536 min
2.Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +0,267 seg
3.Marc Marquez (ESP), Ducati, +0,409
4.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +0,474
5.Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,483
6.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +0,498
7.Johann Zarco (FRA), Honda, +0,619
8.Ai Ogura (JAP), Aprilia, +0,630
9.Enea Bastianini (ITA), KTM, +0,651
10.Luca Marini (ITA), Honda, +0,791
11.Brad Binder (ZA), KTM, +0,797
12.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, +0,825
13.Fermin Aldeguer (ESP), Ducati
14.Jack Miller (AUS), Yamaha
15.Raul Fernandez (ESP), Aprilia
16.Miguel Oliveira (POR), Yamaha
17.Joan Mir (ESP), Honda
18.Jorge Martin (ESP), Aprilia
19.Aleix Espargaró (ESP),
20.Alex Rins (ESP), Yamaha
21.Francesco Bagnaia (ITA), Ducati
22.Maverick Vinales (ESP), KTM
23.Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia
24.Somkiat Chantra (TAI), Honda