Alex Márquez foi o mais rápido hoje (19) nos testes coletivos de Barcelona, os últimos do ano e os primeiros visando a temporada de 2025. O espanhol ficou a frente de Fabio Quartararo e Pecco Bagnaia.
Apenas 48 horas após a grande festa de encerramento da temporada 2024, os pilotos voltaram ao circuito de Montmeló para iniciar os trabalhos de 2025. Com muitos deles trocando de motos e equipes, havia muito trabalho a ser feito.
Para Alex Márquez, essa foi a sua primeira experiência com a Ducati GP24 campeã que vai utilizar em 2025. O espanhol disse que gostou da motocicleta, apesar de uma queda. Seu tempo de 1min38s803 foi 0s3 mais rápido do que Quartararo (Yamaha).
O dia também foi positivo para Quartararo, que se manteve entre os primeiros durante todo o tempo e experimentou diversas configurações diferentes em sua YZR-M1. Bagnaia utilizou uma GP24 com carenagens brancas e ficou a meio segundo do líder.
A tão aguardada estreia de Marc Márquez na equipe de fábrica da Ducati atraiu aplausos nas arquibancadas e nos boxes. O espanhol foi para a pista com uma GP24 pintada de vermelho e fez sua melhor volta na última sessão do dia, o suficiente para ficar em quarto.
A Aprilia mais veloz foi a de Raul Fernandez, em quinto, mas as atenções estavam voltadas para os boxes da equipe de fábrica, onde o campeão Jorge Martin apareceu pela primeira vez. Apesar de uma queda e a 11ª posição, o espanhol se mostrou bastante satisfeito em seu primeiro dia com a RS-GP.
Brad Binder colocou a primeira KTM na sexta posição, seguido de Franco Morbidelli, com a mesma Ducati GP24, mas nos boxes da VR46. Alex Rins colocou a segunda Yamaha na oitava posição a frente de Pedro Acosta, que completou 72 voltas e esteve no grupo da frente durante todo o teste.
Johann Zarco finalizou os testes na mesma condição que havia encerrado a temporada, como a melhor Honda, na décima posição. Mas a sua diferença para o líder permanece abissal: 0,813 segundos. Ainda assim, todas as fabricantes colocaram um piloto entre os 10 primeiros.
Após atingir a glória máxima no último domingo, a equipe Pramac viu a sua carruagem virar abóbora nos testes de hoje. Experimentando pela primeira vez as Yamaha M1 que terão em 2025, eles ficaram em 17ª com Miguel Oliveira e 22ª com Jack Miller, antevendo um período de muito trabalho.
Não foram apenas Alex Márquez e Jorge Martin que caíram nos testes. Enea Bastianini destroçou a sua nova KTM e todos os três novatos, Ai Ogura (Trackhouse Aprilia), Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) e Somkiat Chantra (LCR-Honda) conheceram os limites de suas máquinas pela primeira vez.
Testes de Barcelona – 19 de novembro
- Alex Márquez (E), Ducati, 1:38.803 min
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, +0,396 seg
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, +0,595
- Marc Márquez (E), Ducati, + 0,651
- Raúl Fernández (E), Aprilia, +0,668
- Brad Binder (ZA), KTM, +0,705
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +0,762
- Alex Rins (E), Yamaha, + 0,765
- Pedro Acosta (E), KTM, +0,768
- Johann Zarco (F), Honda, +0,813
- Jorge Martín (E), Aprilia, +1,056
- Maverick Viñales (E), KTM, +1,084
- . Marco Bezzecchi (I), Aprilia, +1.192
- Aleix Espargaró (E), Honda, +1.204
- Joan Mir (E), Honda, +1.267
- Enea Bastianini (I), KTM, +1.279
- Miguel Oliveira (P), Yamaha, +1.335
- Luca Marini (I), Honda, +1.429
- Michele Pirro (I), Ducati, +1.683
- Fermin Aldeguer (E), Ducati, +1.761
- Ai Ogura ( J), Aprilia, +2.143
- Jack Miller (AUS), Yamaha, +2.222
- Somkiat Chantra (TH), Honda, +2.492
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +8.793