Alex Márquez foi o vencedor do GP da Catalunha de MotoGP realizado hoje (7) no circuito de Montmeló. O espanhol ultrapassou o irmão Marc Márquez no início da corrida e sustentou a liderança até o final. Enea Bastianini completou o pódio.

O GP da Catalunha é a corrida de casa dos irmãos Márquez, nascidos em Cervera, não muito longe do circuito de Montmeló. Assim sendo, ambos conhecem todos os segredos da pista, o que coloca Alex quase em pé de igualdade com o irmão Marc, naturalmente mais talentoso.
Isso ficou evidente desde os treinos livres, que viram Alex andar mais rápido do que Marc na maioria das sessões. O piloto da Gresini assegurou facilmente a pole position e vinha na liderança da Sprint Race, até que uma queda desnecessária o impediu de chegar à vitória.
Para a corrida principal do fim de semana, cautela foi a palavra chave. Alex largou bem, mas perdeu a primeira posição para Marc na freada da primeira curva. Atrás vinham Pedro Acosta (KTM) e Fabio Quartararo (Yamaha) fazendo de tudo para acompanhar.
Quartararo logo não conseguiu mais acompanhar o ritmo das Ducati e foi ultrapassado por um surpreendente Enea Bastianini, que finalmente parece estar pegando a mão de sua KTM. O italiano havia largado apenas na nona posição, mas exibia um formidável ritmo de corrida.
Alex manteve-se bem próximo de Marc até conseguir uma ultrapassagem segura na reta dos boxes na quarta volta. Marc, como sempre, não foi agressivo com seu irmão como normalmente seria. O octacampeão parecia satisfeito com a segunda posição em um fim de semana em que seu rendimento não estava perfeito.
Bastianini estava tão rápido que conseguiu passar Acosta na 11ª volta e seguiu próximo dos irmãos Márquez até o final. Acosta, por outro lado, começou a ficar para trás, isolado na quarta posição, a frente de um grupo que tinha Quartararo, Johann Zarco (LCR-Honda), Luca Marini (Honda), Pecco Bagnaia (Ducati) e Ai Ogura (Aprilia).
Zarco passou Quartararo e tentou se aproximar de Acosta. Mas o francês acabou caindo na Curva 10, o mesmo acontecendo com Marco Bezzecchi (Aprilia), Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Brad Binder (KTM, Lorenzo Savadori (Aprilia) e Alex Rins (Yamaha). A pista estava escorregadia.
Marc até tentou se aproximar novamente de Alex na parte final da corrida para brigar. Mas uma passada de ponto na temida Curva 10 fez o octacampeão definitivamente recuar. Assim, os dois irmãos cruzaram a linha de chegada separados por 1,7 segundos em primeiro e segundo, com Bastianini em terceiro.
Acosta segurou a quarta posição e, no final, Quartararo e Ogura deixaram Bagnaia e Marini para trás, em sexto e sétimo respectivamente. Não muito distante deles chegou Miguel Oliveira (Pramac Yamaha), que realizou a sua melhor corrida esse ano. Com as quedas, o campeão Jorge Martin (Aprilia) completou o top 10.
Com esses resultados Marc chegou a 487 pontos sobre 385 de Alex. Ele não abriu os 185 necessários para ser campeão pela nona vez justamente no GP de San Marino, em Misano, a casa de Valentino Rossi. Teria Marc evitado a vitória para evitar o estresse no território do rival histórico?
GP da Catalunha – Classificação Final
01.Alex Marquez (Ducati) 24 voltas em 40:14.093s
02.Marc Marquez (Ducati) +1.740s
03.Enea Bastianini (KTM) +5.562
04.Pedro Acosta (KTM) +13.373
05.Fabio Quartararo (Yamaha) +14.409
06.Ai Ogura (Aprilia) +15.055
07.Pecco Bagnaia (Ducati) +16.048
08.Luca Marini (Honda) +16.372
09.Miguel Oliveira (Yamaha) +16.937
10.Jorge Martin (Aprilia) +18.492
11.Raul Fernandez (Aprilia) +19.489
12.Joan Mir (Honda) +20.159
13.Maverick Viñales (KTM) +22.792
14.Jack Miller (Yamaha) +24.351
15.Fermin Aldeguer (Ducati) +24.592
16.Somkiat Chantra (Honda) +37.393
17.Aleix Espargaró (Honda) +43.202
Não completaram
-Franco Morbidelli (Ducati)
-Lorenzo Savadori (Aprilia)
-Alex Rins (Yamaha)
-Fabio di Giannantonio (Ducati)
-Johann Zarco (Honda)
-Brad Binder (KTM)
-Marco Bezzecchi (Aprilia)