Pedro Acosta conquistou a sua primeira pole position na qualificação para o Grande Prêmio do Japão hoje (5). O estreante, no entanto, não conseguiu resistir a Pecco Bagnaia que venceu a Sprint Race algumas horas mais tarde.
Acosta (KTM), que é considerado o piloto estreante mais promissor desde Marc Márquez, estava competitivo desde os treinos livres, o único piloto da marca austríaca capaz de duelar com as Ducatis de Bagnaia, Jorge Martin, Enea Bastianini e outros.
Martin (Pramac Ducati), inclusive, não aguentou o ritmo e acabou caindo durante o Q2 e ficou apenas com o 11ª lugar no grid. A primeira fila foi formada por Acosta, Bagnaia e Maverick Viñales (Aprilia). Márquez teve a sua melhor volta excluída por exceder os limites da pista e ficou em 9ª.
Na Sprint Race, que acontece após as sessões de classificação da Moto3 e Moto2, Bagnaia não quis perder tempo e saltou para a primeira posição logo na largada. Apesar do tempo pesadamente nublado e de chuvas leves ao longo do dia, o asfalto estava seco.
Mas Acosta não estava a fim de ficar atrás e foi em busca do primeiro lugar. Após duas voltas, o espanhol ultrapassou o bicampeão mundial com uma corajosa manobra de frenagem e assumiu a liderança. Márquez, enquanto isso, pulava de nono para sétimo.
Acosta estava mesmo decidido a vencer e no meio da corrida, o jovem de 20 anos fez a volta mais rápida nitidamente estava tentando deixar Bagnaia para trás. Mas a quatro voltas do final, o espanhol passou do ponto e acabou caindo.
Márquez, que segurava Martin atrás, fez as voltas mais rápidas do final da corrida e reduziu a diferença para Enea Bastianini em segundo lugar a passos largos. Na penúltima passagem, o espanhol chegou a ultrapassar o italiano que contraatacou.
Bagnaia se beneficiou da luta. O campeão mundial não se deixou levar pela loucura e cruzou a linha de chegada em primeiro, apenas 0s1 a frente de Bastianini e Márquez. Martin precisou se contentar com a quarta posição. Seu companheiro de equipe, Franco Morbidelli chegou em quinto.
Os últimos pontos da sprint foram conquistados por Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) Alex Márquez (Gresini Ducati), Jack Miller (KTM) e Vinales, o grande perdedor com o 9ª lugar. A corrida foi ainda mais amarga para a KTM, com o acidente e um problema mecânico na moto de Brad Binder.
GP do Japão – Sprint Race
- Francesco Bagnaia (I), Ducati, 12 voltas em 21:01.074 min
- Enea Bastianini (I), Ducati, +0,181 seg
- Marc Marquez (E), Ducati, +0,349
- Jorge Martin (E), Ducati, +2.498
- Franco Morbidelli (I), Ducati, +4.326
- Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +4.446
- Alex Marquez (E), Ducati, +11.444
- Jack Miller (AUS), KTM , +11.875
- Maverick Vinales (E), Aprilia, +11.947
- Marco Bezzecchi (I), Ducati, +12.299
- Raul Fernandez (E), Aprilia, +14.559
- Fabio Quartararo (F), Yamaha, + 14.645
- Luca Marini (I), Honda, +15.886
- Johann Zarco (F), Honda, +16.170
- Augusto Fernandez (E), KTM, +20.522
- Alex Rins (E), Yamaha, +24.415
- Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +25.482
- Remy Gardner (AUS), Yamaha, +32.620