Já passamos da metade de 2024 e já temos uma boa parte do grid da MotoGP em 2025 definido. Mas ainda restam vagas importantes que devem ser disputadas a tapa nas próximas semanas. Vejamos aqui quais são elas.
Tudo já está acordado nas equipes de fábrica, conforme o gráfico acima demonstra. Como bem sabemos, a Ducati vai com Pecco Bagnaia e Marc Márquez, a Aprilia com Jorge Martin e Marco Bezzecchi, a KTM como Brad Binder e Pedro Acosta, a Yamaha com Fabio Quartararo e Alex Rins e a Honda com Joan Mir e Luca Marini.
Só restam vagas nas equipes satélite e cliente e mesmo nessas já temos uma boa noção de quem serão os escolhidos. Na Gresini Racing, por exemplo, que confirmou Alex Márquez como primeiro piloto, seu companheiro de equipe deve ser o jovem da Moto2 Fermin Aldeguer, que tem um compromisso firmado com a Ducati desde março.
Na VR46 Racing Team, Fabio di Giannantonio foi confirmado nessa semana. Seu companheiro de equipe ainda está em aberto, mas tem tudo para ser Franco Morbidelli, o primeiro piloto da academia de Valentino Rossi a ser campeão do mundo na Moto2 em 2017. Ele está em baixa, mas ainda é muito querido no quartel general de Tavullia, portanto deve ser acolhido de volta lá.
Na LCR-Honda, apenas Johann Zarco está confirmado para 2025, pois tem um contrato de dois anos. Mas Takaaki Nakagami parece estar de saída. Seu substituto deve ser Somkiat Chantra, tailandês que corre pela equipe Honda Team Asia na Moto2 e parece pronto para dar o grande passo. Se o fizer, Chantra será o primeiro tailandês na MotoGP.
Se você esperava que essa vaga ficasse com Ai Ogura, está enganado. O japonês teve a sua chance no ano passado, mas preferiu ficar um ano mais na Moto2, pela equipe MT Helmets-MSI – fora da estrutura da Honda, portanto. Mas o piloto de 23 anos também está bem cotado para subir à MotoGP, só que na equipe Trackhouse Racing. Ele está disputando a vaga com Joe Roberts.
A única equipe que permanece totalmente em aberto é a Pramac Racing. O time de Paolo Campinoti, que vai deixar as motos campeãs da Ducati em 2025 em prol de um acordo mais vantajoso com a Yamaha, parece que está negociando com Miguel Oliveira para primeiro piloto e com Jack Miller para a outra vaga. Embora o australiano também esteja negociando opções no WorldSBK.
Além de Takaaki Nakagami, Augusto Fernandez também parece que ficará de fora da MotoGP em 2025. O campeão da Moto2 em 2022 fez uma boa temporada de estreia no ano passado, mas esse ano foi totalmente ofuscado por Pedro Acosta e parece não ter se entendido com a KTM RC16. A verdade é que hoje em dia a MotoGP tem poucas vagas para muitos pilotos de talento.