A Dorna, empresa que promove e gerencia a MotoGP, divulgou novos números de audiência relativos às doze primeiras etapas da temporada 2023. O aumento de telespectadores em todo o mundo durante um fim de semana é superior a 20%.
No ano passado, o campeonato registrou um declínio significativo de espectadores, no primeiro ano após a era Valentino Rossi e dada a difícil situação econômica em alguns países. A Dorna, portanto, mudou bastante o formato para 2023, tendo como grande novidade as Sprint Races no sábado.
De acordo com seus números, o aumento de telespectadores em todo o mundo durante um fim de semana é superior a 20%, uma tendência positiva que também se reflete nas arquibancadas. A presença de público está consistentemente acima do nível de 2019, antes da pandemia.
O maior destaque, no entanto, é aumento de audiências de televisão, só no sábado. Com uma programação bem mais agitada (mais até do que no domingo), o interesse pela TV e nos autódromos é estimado em uma média de 51%.
No primeiro semestre, foram contabilizados mais de 1,6 milhões de torcedores nos fins de semana de MotoGP – destaque para o histórico recorde de público no GP da França em Le Mans, com 278.805 visitantes. O GP da Alemanha também impressionou, com 233.196 torcedores.
Em quase metade dos doze Grandes Prêmios analisados, o aumento na audiência foi superior a 30%, com picos de 60% e 80%, relata a Dorna. Mas as coisas podem mudar um pouco quando chegarem os dados da perna asiática, que começou com o GP da Índia.
Embora ainda não tenha entrado na estatística, os números da Índia ficaram bem abaixo do esperado: 58.605 espectadores no domingo e 111.762 no total. O GP do Japão também deixou muito a desejar: apenas 40.908 espectadores no domingo e 76.125 visitantes nos três dias.