Com metade do ano percorrido, boa parte das equipes de MotoGP já estão fechadas para a próxima temporada. Restam poucas vagas para 2017 e quem ainda estiver a fim de participar precisa se apressar. Vamos dar uma olhada no grid para o ano que vem?
Repsol Honda Team
- Marc Márquez (confirmado)
- Dani Pedrosa (confirmado)
Nada muda na Honda para a próxima temporada. De forma bastante tranquila, os japoneses renovaram o contrato com Marc Márquez por mais dois anos. Também, é difícil imaginar o espanhol em outra equipe nesse momento.
Já com Dani Pedrosa a história foi diferente. Já há dez anos na equipe (desde sua estreia em 2006), parecia que finalmente havia chegado a hora do espanhol partir. Entretanto, o piloto de 30 anos também acabou renovando até o final de 2018.
Movistar Yamaha MotoGP
- Valentino Rossi (confirmado)
- Maverick Viñales (confirmado)
O primeiro semestre foi atribulado na Yamaha no que concerne aos contratos. Como é habitual em Iwata, as negociações começaram antes mesmo da primeira etapa do ano e rapidamente chegaram à um acordo com Valentino Rossi. Com Jorge Lorenzo, no entanto, a história foi outra.
Visivelmente incomodado com a atenção que seu companheiro de equipe recebe, Lorenzo resolveu ousar e anunciou que irá passar para a Ducati em 2017. A Yamaha já sabia que isso podia acontecer e desde a pré-temporada negociava com o jovem Maverick Viñales, da Suzuki. O espanhol terá dois anos para aprender com Rossi antes de assumir o controle da equipe a partir de 2019.
Ducati Team
- Jorge Lorenzo (confirmado)
- Andrea Dovizioso (confirmado)
Depois de passar os últimos anos refinando a Desmosedici para deixá-la em condições de vencer corridas, a Ducati chegou à conclusão que só precisa de uma coisa para isso: piloto. Por isso, eles investiram pesado para convencer Jorge Lorenzo a deixar a Yamaha.
O espanhol terá na equipe italiana o posto de primeiro piloto indiscutível que sempre sonhou. Ao seu lado estará o batalhador e inofensivo Andrea Dovizioso, escolhido para permanecer em virtude do trabalho de desenvolvimento que faz com a moto desde 2013.
Team Suzuki Ecstar
- Andrea Iannone (confirmado)
- Alex Rins (confirmado)
Sem Maverick Viñales, grande responsável por trazer a Suzuki aos primeiros lugares, a marca japonesa precisou pensar muito em qual piloto ocuparia o seu lugar. Eles acabaram fechando com o veloz Andrea Iannone, que foi dispensado da Ducati.
A segunda vaga foi disputada a tapas, mas acabou ficando com outro espanhol, o rookie Alex Rins, que atualmente lidera o campeonato da classe intermediária, Moto2. Rins segue exatamente os mesmos passos de Viñales e a Suzuki aposta que o retorno também será o mesmo.
Aprilia Racing Team Gresini
- Sam Lowes (confirmado)
- Aleix Espargaró (confirmado)
Assim como sua conterrânea Ducati, a Aprilia também achou que o desenvolvimento da moto já está bastante bom e é a hora de contratar pilotos realmente velozes. Dessa forma, Stefan Bradl e Álvaro Bautista terão de ceder seus lugares para Sam Lowes e Aleix Espargaró.
Lowes é uma das estrelas da Moto2 e está acertado com a equipe desde o ano passado. A outra vaga ficou com Espargaró, recém-dispensado da Suzuki. Eles apostam que o espanhol será o cara certo para coletar pontos e continuar o desenvolvimento da RS-GP.
KTM Factory Racing
- Bradley Smith (confirmado)
- Pol Espargaró (confirmado)
A próxima temporada da MotoGP verá a estreia da KTM na categoria principal. A marca austríaca já está se preparando há um ano para o grande momento, formando a equipe e os pilotos, que já foram escolhidos.
Eles serão Bradley Smith e Pol Espargaró, exatamente a mesma dupla que hoje compete na Tech3 Yamaha. O modelo RC16 já vem sendo testado pelas pistas da Europa e uma participação Wild Card é esperada para a última etapa em Valência.
LCR-Honda
- Cal Crutchlow (confirmado)
O time de Lucio Cecchinello provavelmente continuará com apenas uma moto em 2017 mais uma vez sob o comando de Cal Cruthlow. O britânico, que chegou a anunciar uma aposentadoria voltou atrás e confirmou, na última etapa, que fica mais um ano.
Monster Yamaha Tech3
- Jonas Folger (confirmado)
- Johann Zarco (especulado)
A equipe satélite da Yamaha é, talvez, a que está com as maiores dificuldades para formar sua dupla para 2017. Eles chegaram a negociar com Alex Rins, antes de fecharem com o irregular Jonas Folger, também oriundo da Moto2. A segunda vaga ainda não foi anunciada, mas deve ficar com o campeão Johann Zarco.
Estrella Galicia 0,0 Marc VDS
- Jack Miller (confirmado)
- Michael van der Mark (especulado)
A vitória no Grande Prêmio da Holanda praticamente garantiu a permanência de Jack Miller na Marc VDS por mais um ano. O australiano é uma aposta de Livio Suppo, um dos principais cabeças da Honda, marca que também está comprometida com o seu salário.
A segunda vaga deve ficar com Esteve ‘Tito’ Rabat, já que o espanhol realiza apenas a sua temporada de estreia. Entretanto, surgem rumores de que essa moto também pode ficar com o holandês Michael Van Der Mark, que corre pela Honda no World Superbike.
Octo Pramac Yakhnich
- Danilo Petrucci (confirmado)
- Scott Redding (confirmado)
Embora não tenha feito uma apresentação forma, tudo indica que Danilo Petrucci e Scott Redding devem permanecer na Pramac por mais um ano. A confirmação veio do próprio chefe do time, Francesco Guidotti: “Está tudo confirmado. Não estamos no mercado”, disse.
Aspar Team MotoGP
- Yonny Hernandez (a confirmar)
- Eugene Laverty (a confirmar)
Nada também está confirmado na equipe de Jorge ‘Aspar’ Martinez, que sempre deixa para decidir a questão dos pilotos mais para o final do ano. Graças ao bom desempenho demonstrado na Holanda, Yonny Hernandez, que chegou ao time nessa temporada deve permanecer. Já com Eugene Laverty, a coisa não é bem assim.
Acostumado a vencer corridas no British e World Superbike, o britânico pode retomar o caminho dessas categorias se o desempenho da equipe não melhorar ou se não aparecerem ofertas em equipes maiores.
Avintia Racing
- Hector Barberá (a confirmar)
- Loris Baz (a confirmar)
A situação parece mais definida na Avintia, que oferece quase que uma cadeira cativa ao veloz Hector Barberá. Seu companheiro de equipe, o grandalhão Loris Baz, também deve continuar, embora a equipe ainda não tenha anunciado nada. A confirmação oficial só deve vir no final do ano.