Marc Márquez conquistou hoje (12) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria de MotoGP no circuito Red Bull Ring. O espanhol marcou o tempo de 1min23s235, 0s144 à frente de Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo, que completaram a primeira fila para Ducati.
Ao contrário do que costuma acontecer, o último treino livre teve muitas alternâncias na primeira posição, com todos os pilotos muito dispostos a andar rápido desde o início. O tempo estava nublado, mas com a pista seca no renovado circuito Red Bull Ring.
Márquez, Valentino Rossi, Maverick Viñales, Dovizioso Dani Pedrosa e até Andrea Iannone chegaram a liderar o FP4 em algum momento, antes da primeira posição ficar definitivamente com o líder do campeonato, que marcou 1min24s180, 167 milésimos à frente de Viñales.
Q1 – Pedrosa e Petrucci dominam
A primeira parte da classificação começou com a ilustre presença de Dani Pedrosa. Com problemas nos treinos livres, o espanhol precisou passar pela repescagem se tornando, ao lado de Danilo Petrucci, no favorito para ascender ao Q2.
E Pedrosa não demorou em assumir a ponta com o tempo de 1mim23s924, trazendo Hector Barberá em segundo. Restando três minutos, Petrucci entrou na briga ao marcar 1min23s754 pulando para o primeiro lugar.
Pedrosa tentou de tudo, mas não conseguiu superar o tempo de Petrucci nas voltas finais, ficando 0s095 atrás do italiano. De qualquer maneira os dois foram promovidos ao Q2, deixando Jonas Folger ficando em terceiro, Barberá em quarto e Scott Redding em quinto.
Q2 – Márquez deixa todos para trás e Lorenzo surpreende
Márquez continuou o domínio na fase decisiva ao estabelecer 1min24s473, colocando quase meio segundo sobre Viñales restando menos de 10 minutos. Nesse momento, Rossi vinha em terceiro e Andrea Dovizioso em quarto.
Restando dois minutos, Lorenzo deu o ar da graça ao estabelecer 1min23s621 pulando para o segundo lugar. Márquez, no entanto, voltou ainda mais veloz e logo em seguida marcou 1min23s235 sacramentando de vez a pole position.
Com o cronômetro zerado, Dovizioso conseguiu superar Lorenzo ao marcar 1min23s379 e garantir a segunda posição. As duas Ducati completaram a primeira fila deixando Viñales apenas em quarto, com Petrucci em quinto e Johann Zarco em sexto.
Depois de andar sempre entre os primeiros, Rossi acabou o dia apenas em sétimo, 0s747 atrás do líder, com Pedrosa em oitavo, Cal Crutchlow em nono e Andrea Iannone fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.