A Ducati não quis perder tempo e já está testando a moto elétrica que vai fornecer à MotoE em 2023. O protótipo foi testado pelo piloto de testes da marca, Michele Pirro no circuito de Misano.
O protótipo, que tem o codinome V21L, é o resultado de uma Joint Venture entre a Ducati Corse e os designers de P&D da marca italiana, liderada pelo Diretor da Ducati eMobility, Roberto Canè. O maior desafio é encontrar o melhor compromisso entre peso, energia e refrigeração.
“Testar o protótipo da MotoE no circuito foi uma grande emoção porque marca o início de um capítulo importante na história da Ducati“, disse Pirro. “A moto é leve e já tem um bom equilíbrio. Além disso, a ligação do acelerador na primeira fase de abertura e a ergonomia são muito semelhantes às de uma moto de MotoGP. Se não fosse pelo silêncio e pelo fato de neste teste, decidimos limitar a potência de saída a apenas 70%, eu poderia facilmente imaginar que estava andando na minha moto“, garante.
Depois de demonstrar alguma relutância com relação às motos elétricas, a Ducati surpreendeu a todos em outubro, ao anunciar que seria fornecedora exclusiva da MotoE a partir de 2023 no lugar da Energica. A marca italiana também vai aproveitar o conhecimento da Audi com sistemas elétricos para conceber a sua superbike.
Se a sua aventura na MotoE for um sucesso, a Ducati já disse que vai transferir a tecnologia para uma moto de estrada, o que não deve acontecer antes de 2025. Entretanto, o CEO da marca, Claudio Domenicali, disse que não acredita que o futuro das motos esportivas seja exclusivamente elétrico, mas que permanecerá com combustão interna, embora com biocombustíveis ao invés de gasolina.