Eric Granado repetiu a dose e venceu hoje (6) a segunda corrida da MotoE no circuito de Montmeló, sede do GP da Catalunha. O brasileiro realizou uma ultrapassagem decisiva sobre Matteo Ferrari nos estágios finais da prova.

Assim como muitos pilotos espanhóis, Granado considera a etapa da Catalunha como “de casa”, por ser sua base na Europa. E, por correr lá há muitos anos (inclusive no campeonato espanhol), o brasileiro tem tanto conhecimento do circuito quanto os nativos da região. Isso fez a diferença hoje.
Depois de conquistar facilmente a pole position e a vitória na Corrida 1, Granado largou com grande confiança para a Corrida 2. Mas essa seria uma prova muito disputada: Partindo de sétimo Nicolas Spinelli consequiu chegar à primeira curva em primeiro, sendo ultrapassado poucas curvas depois por Lorenzo Baldassarri.
A exemplo da primeira, a segunda corrida também viu acidentes fortes na segunda volta. Após uma colisão na Curva 4, Andrea Mantovani e o estreante Tibor Varga ficaram fora. Na frente, Baldassarri e Spinelli eram acompanhados de Granado e Matteo Ferrari.
Na terceira volta, o campeão Ferrari mostrou uma velocidade incrível, assumiu a liderança e até abriu uma pequena vantagem. Mas Granado estava com o melhor ritmo entre todos os pilotos e conseguiu rapidamente diminuir a diferença para o piloto da Gresini Racing.
Na antepenúltima volta, Granado emparelhou com Ferrari e recuperou o comando da corrida. O italiano acabou ficando para trás, com Spinelli em segundo. A disputa pelo terceiro lugar foi tão acirrada que rendeu punições por pilotagem excessivamente agressiva à Alessandro Zaccone e Lorenzo Baldassarri.
Apesar de ter cruzado a linha de chegada em terceiro, Baldassarri recebeu uma punição de volta longa por ignorar os limites da pista. Como a corrida havia acabado, a Direção de Prova o fez perder três posições, deixando o pódio para Mattia Casadei, o quarto lugar para Kevin Zannoni e o quinto para Jacopo Hosciuc.
Com essas reviravoltas, Casadei e Baldassarri agora dividem a liderança do campeonato com 132 pontos, com Zannoni em terceiro (122), Spinelli em quarto (114), Ferrari em quinto (112) e Granado em sexto (109). Com 100 pontos ainda em jogo, a briga pelo título está aberta entre todos eles.
GP da Catalunha de MotoE – Corrida 2
1.Eric Granado (BRA), Ducati, 6 voltas em 10:54.179 min
2.Nicholas Spinelli (ITA), Ducati, +0,495 seg
3.Mattia Casadei (ITA), Ducati, +0,675
4.Kevin Zannoni (ITA), Ducati, +2,807
5.Jacopo Hosciuc (ROM), Ducati, +3,130
6.Lorenzo Baldassarri (ITA), Ducati, +3.603
7.Hector Garzo (ESP), Ducati, +4.466
8.Alessandro Zaccone (ITA), Ducati, +4.789
9.Oscar Gutierrez (ESP), Ducati, +5.420
10.Luca Bernardi (SMA), Ducati, +7.611
11.Alessio Finello (ITA), Ducati, +8.605
12.Raffaele Fusco (ITA), Ducati, +13.003
13.Tommaso Occhi (ITA), Ducati, +13.144
14.Matteo Ferrari (ITA), Ducati, +53.333
Não completaram
– Andrea Mantovani (ITA), Ducati
– Tibor Erik Varga (SLQ), Ducati
– Jordi Torres (ESP), Ducati