Eric Granado venceu hoje (6) a Corrida 1 do GP da Catalunha de MotoE, em Montmeló, próximo à Barcelona. Corrrendo na sua corrida “de casa” na Europa, o piloto brasileiro também já havia assegurado a pole position mais cedo.

Tendo a sua base em Barcelona, Granado (assim como muitos outros pilotos) conhece todos os segredos do circuito de Montmeló e conquistou facilmente a pole position à frente de Lorenzo Baldassarri e Jordi Torres. O líder do campeonato, Mattia Casadei ficou em quarto.
Na largada, quem se deu melhor foi Baldassarri, que fechou a primeira volta em primeiro. Mas no início da segunda volta, o italiano foi relegado à terceira posição após ter sido ultrapassado por Granado e Matteo Ferrari. Segundos antes, o drama da corrida já havia se desenrolado.
Mattia Casadei, que havia retornado da primeira volta em sexto lugar, caiu na última curva da segunda volta fazendo ele e sua Ducati elétrica capotar violentamente na caixa de brita. De fato, se não houvesse um alambrado ali, a moto iria parar na arquibancada! Felizmente o piloto italiano escapou ileso.
Ao mesmo tempo, uma batalha pela liderança começou na pista – com destaque para Baldassarri, que havia voltado à liderança na volta 3. Faltando duas voltas para o fim, cinco pilotos ainda disputavam a vitória: Baldassarri, Granado, Ferrari, Nicholas Spinelli e Luca Bernardi.
Mas Granado aparentemente tinha sobras. O brasileiro assumiu o controle novamente no final e defendeu a liderança com sucesso. Confiante, ele chegou a diminuir o ritmo na linha de chegada para comemorar e Baldassarri cruzou apenas 37 milésimos atrás.
Um grupo de italianos veio na sequência, incluindo Ferrari, Bernardi, Spinelli e Kevin Zannoni em terceiro, quarto, quinto e sexto, respectivamente O campeão mundial Hector Garzo levou sua Ducati da equipe Intact GP para casa na sétima colocação.
Com o abandono de Casadei e o pódio Baldassarri, o estreante da MotoE assume a liderança da MotoE pela primeira vez. Andrea Mantovani, que liderou o campeonato muito muito tempo, recuou para quinto. Com a vitória, Granado subiu para a sétima posição faltando seis corridas para o término da temporada.
GP da Catalunha de MotoE – Corrida 1
1.Eric Granado (BRA), Ducati, 10:53.749 min
2.Lorenzo Baldassarri (ITA), Ducati, +0,037 seg
3.Matteo Ferrari (ITA), Ducati, +0,164
4.Nicholas Spinelli (ITA), Ducati, +0,431
5.Luca Bernardi (RSM), Ducati, +0,556
6.Kevin Zannoni (ITA), Ducati, +2.202
7.Hector Garzo (ESP), Ducati, +2.529
8.Andrea Mantovani (ITA), Ducati, +2.600
9.Jordi Torres (ESP), Ducati, +3.358
10.Tibor Erik Varga (HOL), Ducati, +3.567
11.Jacopo Hosciuc (RO), Ducati, +3.958
12.Oscar Gutiérrez (ESP), Ducati, +5.862
13.Alessandro Zaccone (ITA), Ducati, +7.128
14.Raffaele Fusco (ITA), Ducati, +16.147
15.Tommaso Occhi (ITA), Ducati, +16.359
– Alessio Finello (IT), Ducati, a 4 voltas
– Mattia Casadei (ITA), Ducati, a 6 voltas