Eric Granado disputará nos próximos dois finais de semana as últimas etapas da MotoE em 2023. A primeira parada é no GP da Catalunha, na Espanha, onde têm o recorde da pista na pré-temporada.
Granado (LCR E-Team) tem, na verdade, dois recordes no circuito de Montmeló: o oficial – obtido com sua pole position para a corrida de 2021, com o modelo Energica Ego Corsa, quanto o extraoficial, nos testes de pré-temporada de 2023, já com a motocicleta elétrica da Ducati.
O piloto de 27 anos também conta com outra motivação nesta prova, já que há alguns anos reside na cidade cosmopolita de Barcelona, bem próxima ao circuito, que se localiza na região de Montmeló. Essa, portanto, pode ser considerada a sua etapa “de casa” na Europa.
“Barcelona é uma pista bastante fluída e desafiadora“, disse Granado, que não esconde a sua admiração pelo tração do de 4.675 metros. “Além disso é quase como uma corrida de casa para mim hoje em dia, por morar aqui e ter desenvolvido um laço pessoal com a cidade.”
A 62 pontos do líder, Jordi Torres (Aspar Team), Granado ainda não está fora da luta pelo título, que tem ainda 100 pontos em jogo, mas sabe que as chances são mínimas. “A temporada não aconteceu como gostaríamos, mas estamos empenhados em terminar o ano da melhor maneira possível.“
“Vamos atrás do melhor que pudermos, e não precisamos ser tão cautelosos quanto os pilotos que estão na frente na tabela. A nosso favor, temos a velocidade que mostramos nessa pista desde 2021. Naquele ano, marquei a pole, porém tive um problema na moto ainda antes da prova, que acabou com minhas chances. Mas nesse ano fiz um bom teste nessa pista antes da temporada, no qual terminei líder. Então, as expectativas para este final de semana são as melhores.”
Torres lidera o campeonato com 189 pontos enquanto Mattia Casadei, vencedor das últimas duas etapas na Áustria, é segundo com 174 e Matteo Ferrari, campeão em 2021, vem na sequência com 173. Granado é sexto com 127. A classificação para a etapa de Barcelona acontece amanhã (1) às 13h20.