Eric Granado foi o mais veloz no segundo dia de testes coletivos da MotoE no circuito de Jerez ontem (7). Pilotando a nova Ducati V21L da equipe LCR E-Team, o brasileiro quebrou o recorde estabelecido com a fabricante anterior, Energica.
Granado precisou ser liberado pelos médicos para participar dos testes, já que uma forte intoxicação alimentar o impediu de pilotar na etapa indonésia do Mundial de Superbike. Tanto é que o piloto de 26 anos não conseguiu participar do primeiro dia de testes.
Depois de um início discreto devido à pista molhada, Granado liderou três das quatro sessões do dia e terminou com o tempo de 1min47s053, 0s257 mais veloz do que o concorrente mais próximo, o italiano Matteo Ferrari (Felo Gresini). Ele também quebrou o seu próprio recorde de 2021, 1min47s473.
“Foi um dia muito proveitoso com a equipe”, disse Granado. “Infelizmente não pude correr duas das três corridas da Superbike, mas descansei na viagem e nesta segunda-feira. Então, pude pilotar sem problemas. O dia começou com pista molhada, mas as condições melhoraram ao longo das atividades. No fim, consegui bater o recorde da MotoE em Jerez, então é um bom início com essa nova moto.”
Em 2023, a MotoE está com um novo fornecedor de motos, nada menos do que a Ducati. O modelo V21L ainda é totalmente experimental, já que a fabricante de Bolonha não tem experiência com motos elétricas e está contando com a ajuda da Audi para refinar os seus sistemas eletrônicos.
Mas a motocicleta já parece mais rápida do que a Energica Ego Corsa que eles vinham utilizando até então. Matteo Ferrari também quebrou o recorde anterior rodando em 1min47s310. Na maior reta do circuito, a V21L já atingiu 228 km/h, a mesma velocidade atingida na corrida de 2022.
Testes da MotoE em Jerez – Segundo dia
1. Eric Granado (Brasil) LCR 1min47s053
2. Matteo Ferrari (Itália) Gresini, a 0.257s
3. Nicolas Spinelli (Itália) Pons, a 0.425s
4. Mattia Casadei (Itália) Pons, a 0.451s
5. Randy Krummenacher (Suíça) Intact, a 0.471s
6. Hikari Okubo (Japão) Tech3, a 0.473s
7. Jordi Torres (Espanha) Aspar, a 0.495s
8. Kevin Manfredi (Itália) SIC58, a 0.585s
9. Hector Garzo (Espanha) Intact, a 0.642s
10. Miquel Pons (Espanha) LCR, a 0.757s
11. Tito Rabat (Espanha) Pramac, a 0.990s
12. Luca Salvadori (Itália) Pramac , a 1.106s
13. Alessandro Zaccone (Itália) Tech3, a 1.166s
14. Kevin Zannoni (Itália) SIC58, a 1.567s
15. Andrea Mantovani (Itália) RNF, a 1.742s
16. Mika Perez (Espanha) RNF, a 2.684s
17. Alessio Finello (Itália) Gresini, a 2.828s
18. Maria Herrera (Espanha) Aspar, a 2.881s