Eric Granado garantiu hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio da Catalunha de MotoE, no circuito de Montmeló. O brasileiro deixou o líder do campeonato e companheiro de equipe, Mattia Casadei para trás.
Granado (LCR E-Team), que conhece muito bem o circuito de Montmeló, não teve dificuldades em garantir passagem direta para o Q2, enquanto que Lukas Tulovic (Dynavolt Intact GP MotoE) e Kevin Zannoni garantiram as últimas vagas disponíveis após passarem pelo Q1.
Casadei (LCR E-Team) fez o primeiro tempo competitivo, com 1min48s431. Em seguida, o campeão de 2022 Matteo Ferrari caiu na Curva 2 e causou bandeiras amarelas. Granado, nesse momento não ocupava as primeiras posições, tendo errado em umas das voltas.
Com o cronometro quase zerado, Granado partiu para o tudo ou nada. Felizmente, essa última volta foi perfeita e o piloto paulista marcou 1min48s215, o suficiente para superar Casadei em apenas 32 milésimos. Alessandro Zaccone (Tech3 E-Racing) completa a primeira fila em terceiro.
Foi a 11ª pole position de Granado na MotoE, que está correndo com um capacete que homenageia Ayrton Senna. Curiosamente, o tricampeão, morto há 30 anos, era recordista de pole positions na Fórmula 1, muitas delas conquistadas dessa mesma maneira, na última volta válida.
Nicholas Spinelli (Tech3 E-Racing) liderará a segunda fila da grid, com o objetivo de aumentar o sucesso que obteve no GP da França, onde conquistou ambas as vitórias. Oscar Gutierrez (Axxis-MSI) e Hector Garzo (Dynavolt Intact GP MotoE) largam ao seu lado, em quinto e sexto.
As duas corridas de 7 voltas da rodada catalã acontecem nesse sábado (25). A primeira tem largada prevista para as 7h15 da manhã (horário de Brasília). A segunda acontece logo após a Sprint Race da MotoGP, às 11h00.
GP da Catalunha de MotoE – Grid de Largada (10 primeiros)
- Eric Granado (LCR E-Team), 1:48,215 min
- Mattia Casadei (LCR E-Team), +0,032 sec
- Alessandro Zaccone (Tech3 E-Racing), +0,032
- Nicholas Spinelli (Tech3 E-Racing), +0,198
- Oscar Gutierrez (Axxis-MSI), +0,310
- Hector Garzo (Dynavolt Intact GP), +0,429
- Jordi Torres, (Aspar Team), +0,532
- Kevin Zannoni (Aspar Team), +0,582
- Matteo Ferrari (Felo Gresini), +5,503
- Lukas Tulovic (Dynavolt Intact GP), sem tempo