Pilotos e equipes já estão em Portimão, Portugal, onde serão realizados a partir desta quarta-feira (21) três dias de testes coletivos para a temporada 2024 de MotoE. Eric Granado vai para a sua sexta temporada na categoria, novamente em busca do primeiro título mundial.
Há boas novidades na temporada 2024. Três equipes chegam à competição: Forward (no lugar da RNF Racing), que deixou de existir em dezembro de 2023, Aruba.it Clound (a mesma que compete no WorldSBK) e MT Helmets-MSi, ex-equipe de Diogo Moreira na Moto3.
Em termos de pilotos, a grande novidade é a chegada de Chaz Davies, piloto britânico do Mundial de Superbike que competirá na MotoE pela equipe Aruba.it. Os campeões, Matteo Ferrari e Jordi Torres permanecem com as mesmas equipes: Felo Gresini MotoE e Openbank Aspar Team.
Granado é o piloto com maior número de vitórias no campeonato, com 11 primeiros lugares. O brasileiro também detém o recorde de pole positions (8) e voltas mais rápidas em corrida (13). Deste total, o Granado registrou seis vitórias e 12 pódios competindo pela LCR em apenas dois anos.
De contrato renovado com a equipe LCR E-Team, Granado se prepara para a terceira temporada pela equipe italiana. O paulista foi vice-campeão em 2022, enquanto que em 2023, um forte acidente no WorldSBK atrapalhou os planos. Ainda assim, ele conseguiu uma vitória na MotoE.
Os testes dessa semana visam avaliar as melhorias feitas pela Ducati no seu protótipo de moto elétrica, que estreou no ano passado. Também serão realizados ensaios nos dias 3 e 4 de março. A abertura do Campeonato acontece nessa mesma pista três semanas depois, no dia 23 de março.