A Ducati V21L, protótipo elétrico utilizado pela MotoE está entrando em sua terceira temporada com aprimoramentos. Baterias mais leves, aerodinâmica revisada e uma eletrônica aprimorada são algumas das melhorias para 2025.
O conjunto de baterias agora possui uma maior densidade de energia de 5 Ah em comparação aos 4,2 Ah anteriores. Isso levou a uma redução de 192 unidades em seu número, passando de 1.152 para 960, mantendo a potência e a autonomia da moto inalteradas.
Para não alterar a distribuição de peso, os técnicos da Ducati Corse optaram por remover uma célula a cada seis, distribuindo o alívio uniformemente dentro do conjunto de baterias e obtendo uma economia de peso de 8,2 kg, que deve dar uma melhoria de três décimos de segundo por volta.
O controle de tração agora é ajustável curva a curva. Os técnicos de cada equipe podem definir três mapeamentos diferentes, selecionáveis pelo piloto, com diferentes calibrações de Controle de Tração para cada trecho da pista.
A V21L também foi alongada em 4 milímetros graças a diferentes buchas de direção, deixando a inclinação e a trilha inalteradas, tornando-a mais estável na frenagem. Além disso, o pino do braço oscilante agora é ajustável em altura, para dar às equipes mais opções no fim de semana.
A partir da segunda etapa do campeonato, na Holanda, as motos também serão equipadas com um novo aro traseiro sem amortecedores falsos, deixando a moto mais leve em 600g, melhorando as massas não suspensas, com benefícios notáveis em termos de agilidade e manuseio.
Graças a todas essas atualizações, o peso total da V21L caiu dos 225 kg em 2024 para 216,2 kg em 2025. O alto peso das motos elétricas de competição sempre foi um de seus principais problemas, mas aos poucos os engenheiros vem corrigindo.
O primeiro teste coletivo da temporada 2025 acontece de 11 a 13 de abril, no circuito de Barcelona, na Espanha. Um segundo está previsto para 8 de maio, véspera da primeira etapa do campeonato, em Le Mans, na França. Serão sete etapas do Campeonato Mundial, totalizando 14 corridas.