Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoE

Ducati elétrica entra em sua terceira temporada com aprimoramentos

Lucas Carioli 8 de abril de 2025

A Ducati V21L, protótipo elétrico utilizado pela MotoE está entrando em sua terceira temporada com aprimoramentos. Baterias mais leves, aerodinâmica revisada e uma eletrônica aprimorada são algumas das melhorias para 2025.

O conjunto de baterias agora possui uma maior densidade de energia de 5 Ah em comparação aos 4,2 Ah anteriores. Isso levou a uma redução de 192 unidades em seu número, passando de 1.152 para 960, mantendo a potência e a autonomia da moto inalteradas.



Para não alterar a distribuição de peso, os técnicos da Ducati Corse optaram por remover uma célula a cada seis, distribuindo o alívio uniformemente dentro do conjunto de baterias e obtendo uma economia de peso de 8,2 kg, que deve dar uma melhoria de três décimos de segundo por volta.

O controle de tração agora é ajustável curva a curva. Os técnicos de cada equipe podem definir três mapeamentos diferentes, selecionáveis ​​pelo piloto, com diferentes calibrações de Controle de Tração para cada trecho da pista.

A V21L também foi alongada em 4 milímetros graças a diferentes buchas de direção, deixando a inclinação e a trilha inalteradas, tornando-a mais estável na frenagem. Além disso, o pino do braço oscilante agora é ajustável em altura, para dar às equipes mais opções no fim de semana.

A partir da segunda etapa do campeonato, na Holanda, as motos também serão equipadas com um novo aro traseiro sem amortecedores falsos, deixando a moto mais leve em 600g, melhorando as massas não suspensas, com benefícios notáveis ​​em termos de agilidade e manuseio.

Graças a todas essas atualizações, o peso total da V21L caiu dos 225 kg em 2024 para 216,2 kg em 2025. O alto peso das motos elétricas de competição sempre foi um de seus principais problemas, mas aos poucos os engenheiros vem corrigindo.

O primeiro teste coletivo da temporada 2025 acontece de 11 a 13 de abril, no circuito de Barcelona, na Espanha. Um segundo está previsto para 8 de maio, véspera da primeira etapa do campeonato, em Le Mans, na França. Serão sete etapas do Campeonato Mundial, totalizando 14 corridas.

Continue Reading

Previous: Granado já está em casa após forte acidente no GP da Alemanha
Next: LCR apresenta equipe com Granado e Casadei para 2025

Leia também

LCR apresenta equipe com Granado e Casadei para 2025
  • MotoE

LCR apresenta equipe com Granado e Casadei para 2025

1 de maio de 2025
Granado já está em casa após forte acidente no GP da Alemanha
  • MotoE

Granado já está em casa após forte acidente no GP da Alemanha

8 de julho de 2024
Granado conclui GP da Itália com um pódio e um quinto lugar
  • MotoE

Granado conclui GP da Itália com um pódio e um quinto lugar

3 de junho de 2024

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.