Lembra-se daquele incêndio que consumiu todas as MotoE no ano passado? Voltou a acontecer na noite de quarta-feira (15), felizmente com consequências bem menos desastrosas.
Até agora, os detalhes sobre o incidente são escassos. O incêndio aconteceu por volta das 23h, após um dia de testes coletivos que a MotoE (e todas as outras categorias) fizeram para os pilotos recuperarem o ritmo perdido durante a pandemia.
A Energica Ego Corsa do piloto Alessandro Zaccone estava parada nos boxes quando de repente se incendiou aparentemente sozinha. Apesar do fogo ter sido extinto rapidamente, o piloto italiano terá de correr com uma moto reserva nesse fim de semana.
O que levou à essa combustão instantânea permanece um mistério ou não foi revelado em público. Sabe-se que Zaccone caiu na curva 11 durante os testes em um acidente de pequenas proporções. Poderia ter sido suficiente para causar algum dano que a equipe não sabia?
Esse é o terceiro incêndio na curta história da MotoE, que realiza apenas a sua segunda temporada. O primeiro aconteceu no mesmo paddock de Jerez, em março do ano passado. O segundo, também de menores proporções, ocorreu no GP da Alemanha do ano passado, com a moto do finlandês Niki Tuuli. Em ambos, ninguém ficou ferido.
Quando não estão na pista, as MotoE ficam estacionadas em estações de recarga alimentadas por geradores de células solares ou a biodiesel. As vezes, energia auxiliar da tomada precisa ser adicionada. Foi dessa maneira que aconteceu o primeiro incêndio. Contudo, desde então, bombeiros estão sempre a postos e câmeras térmicas foram instaladas para monitorar o calor.
A Energica, por outro lado, nega que tenha acontecido um incêndio. Em seu comunicado de imprensa, a fabricante italiana conta uma história bem diferente: “os bombeiros tomaram a decisão de esfriar a temperatura da bateria da motocicleta com uma mangueira de água e extintores de incêndio, embora não houvesse sinais de um possível incêndio, e apesar das avaliações anteriores. A moto foi mantida em uma área segura e nada aconteceu“.