A morte do tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda na noite de ontem (20) comoveu o mundo do esporte a motor e no motociclismo não foi diferente. Confira aqui algumas das homenagens ao lendário piloto austríaco.
O australiano Casey Stoner, bicampeão de MotoGP em 2007 (Ducati) e 2011 (Honda) foi um dos primeiros a se manifestar, ainda na noite de segunda-feira. “Um verdadeiro ícone e lenda do esporte a motor“, colocou em seu Twitter.
A rede social foi a principal plataforma de manifestação, com Marc Márquez deixando suas condolências abaixo de uma comovente foto com Lauda: “Eu nunca vou esquecer quando te conheci e todos os seus conselhos Niki“, escreveu o atual campeão mundial de MotoGP.
A equipe de Jorge Aspar Martinez, que agora se chama Angel Nieto Team também deixou suas condolências à Lauda: “Você tem sido um verdadeiro exemplo para toda a comunidade de automobilismo, um lutador que nunca se rendeu e que esteve envolvido em um dos maiores retornos de todos os tempos“.
A própria página oficial da MotoGP (administrada pela Dorna) fez questão de dizer algumas palavras: “Um tricampeão mundial de F1 que resumiu a bravura e o brilhantismo. Uma verdadeira lenda que transcendeu o automobilismo.”
Lauda competiu na Fórmula 1 entre 1971 e 1985 conquistando 25 vitórias e três títulos mundiais, 1975, 1977 e 1984. O austríaco teve um gravíssimo acidente no Grande Prêmio da Alemanha de 1976, onde sofreu queimaduras no rosto e inalou gases tóxicos que quase tiraram sua vida.
Apesar desse quadro, Lauda voltou a competir apenas seis semanas após o acidente, a tempo de defender o seu título mundial do rival James Hunt. A história foi imortalizada no cinema através do filme “Rush” (2013).
Depois de abandonar a pilotagem, Lauda manteve-se próximo à Fórmula 1 onde teve cargos administrativos e visitou o paddock de MotoGP algumas vezes. Fã de aviação, o austríaco fundou também três companhias aéreas. Mas desde o ano passado estava tendo seguidos problemas de saúde.
RIP Niki Lauda, a true Icon and Motorsport legend. Thoughts are with his family and loved ones at this time. pic.twitter.com/v6bOMZfsWc
— Casey Stoner (@Official_CS27) May 21, 2019
I will never forget when I met you and all your advice Niki. All my thoughts are with your family. ????????
Nunca olvidaré cuando nos conocimos y todos tus consejos. Todo mi apoyo a los familiares y amigos. ????????#RIPNikiLauda #legend pic.twitter.com/eexAudFlDl— Marc Márquez (@marcmarquez93) May 21, 2019
Dep #NikyLauda #legend pic.twitter.com/1v7iSnIpeY
— Dani Pedrosa (@26_DaniPedrosa) May 21, 2019
You’ve been a true example for the whole motorsport community, a fighter who never surrendered and who was involved in one of the greatest comebacks ever.
Rest in Peace, Niki Lauda. pic.twitter.com/kHYdIHWArE
— Angel Nieto Team MotoGP (@AngelNietoTeam) May 21, 2019
We’re saddened to learn that Niki Lauda has passed away
A three-time @F1 world champion who epitomised bravery and brilliance. A true legend who transcended motorsport
Our thoughts are with his family, friends and the entire F1 community pic.twitter.com/VfjLBvkaFp
— MotoGP™ ???????? (@MotoGP) May 21, 2019
Three-time #F1 World Champion Niki #Lauda has passed away ????
Niki will be forever in our hearts♥️ and the #F1 history.
Even at the age of 70, after the super human life he’s had, its still sad. Such an inspiring individual.
I hope James is waiting for you.#RIPNiki #NikiLauda pic.twitter.com/xyhiECUyeC
— #FrenchGP ???????? ????️ (@Formula1_MotoGP) May 21, 2019