A presença de investidores chineses no ramo das duas rodas é cada vez mais sentida no ocidente. Ontem (4), o conglomerado QJ Motor anunciou que vai entrar na Moto3 em 2022 patrocinando a equipe Avintia.
A fabricante chinesa (também conhecida como Qianjiang Motorcycle) vai estampar as carenagens das KTM pilotadas pelos jovens italianos Elia Bartolini e Matteo Bertelle, ambos membros da VR46 Riders Academy, além de estar presente no nome oficial da equipe, que passa a se chamar QJ Motor Racing Avintia.
Fundada em 1985, a QJ Motor é um dos maiores conglomerados industriais da China, empregando cerca de 10.000 funcionários e com um valor de mercado de US$ 460 milhões (R$ 2,6 bilhões). São proprietários da italianíssima Benelli e mantém parcerias com a Harley-Davidson, MV Agusta e Marzocchi.
E a QJ Motor não será a única marca chinesa presente na Moto3 em 2022. A categoria iniciante ainda terá a presença da CFMoto, fabricante parceria da KTM, que estampará a carroceria da equipe Prüstel GP, que conta com a dupla espanhola, Xavier Artigas e Carlos Tatay.