Khairul Pawi venceu hoje (3) o Grande Prêmio da Argentina de Moto3, realizado no circuito de Termas De Rio Hondo. O malaio surpreendeu deixando todos os demais competidores para trás com larga vantagem, chegando à sua primeira vitória em apenas duas corridas disputadas no Campeonato Mundial.
A largada foi realizada com a pista úmida devido às chuvas da manhã. Por isso, a maioria dos pilotos optaram por largar já com pneus slick, apostando na secagem do asfalto. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Romano Fenati pulou na frente, roubando a ponta do pole position, Brad Binder.
Fenati e Binder, no entanto erraram nas curvas seguintes, deixando a liderança para Pawi, um dos que arriscaram correr com pneus para pista seca. Livio Loi também aproveitou a situação para assumir o segundo lugar e os dois começaram a abrir vantagem na frente.
Pawi, de apenas 17 anos causava o espanto geral, andando consideravelmente mais rápido que os outros pilotos. Mais atrás, vinha o resto do pelotão, com outro malaio, Adam Norrodin que também progredia até chegar à uma inesperada terceira posição, atrás de Loi.
Mostrando muita naturalidade na pista úmida, Pawi corria à frente abrindo 8 segundos de vantagem para Loi, que vinha com pneus de chuva. Norrodin estava 4 segundos atrás do belga e se aproximava rápido, assim como Jorge Navarro, o único dos habituais líderes da Moto3 entre os primeiros. Binder despencou para nono e Fenati para 18º.
Com pneus de chuva, Loi começou a ser pressionado por Norrodin. Não demorou muito até o piloto conseguir a ultrapassagem colocando a Malásia em primeiro e segundo, algo inédito. Navarro aproveitou e veio junto, conseguindo a terceira posição.
Navarro ficou animado e logo depois passou Norrodin assumindo a segunda posição. O malaio, no entanto permaneceu grudado, enquanto Pawi continuava dando tudo de si na liderança, com quase 25 segundos de vantagem para todos os outros.
Locatelli foi o próximo a passar Loi, mas a distância para Norrodin já era de sete segundos. Enquanto isso os protagonistas da Moto3 vinham brigando em posições intermediárias: Binder era sexto, Antonelli 13º, Quartararo 14º, Fenati 22º e Bastianini em uma terrível 23º posição, 1min11s de Pawi.
Para espanto geral, Pawi seguia inabalável fazendo seguidamente a volta mais rápida da prova e abrindo quase trinta segundos de vantagem para Navarro e Norrodin. O malaio estava tão rápido que começou a aplicar uma volta de vantagem para os últimos competidores, algo que raramente acontece na Moto3.
Dessa forma, com muita tranquilidade, Pawi não teve dificuldades para vencer com 26 segundos de vantagem para Navarro. Além de ser a sua primeira vitória pessoal, essa também foi a primeira vez que a Malásia subiu no alto do pódio em 67 anos de história do Campeonato Mundial.
Norrodin chegou a recuperar a segunda posição de Navarro na última volta, mas acabou caindo há duas curvas no final. O piloto ainda teve forças para cruzar a linha de chegada empurrando a moto na 11º posição, o suficiente para marcar pontos.
Com isso, Binder saiu no lucro recuperou a terceira posição. Andrea Locatelli foi o quarto, Joan Mir o quinto e Hideki Ono, o sexto. John McPhee conquistou um bom sétimo lugar, à frente de Jorge Martin, Jakub Kornfeil e Niccolò Antonelli, que depois de vencer a primeira etapa no Catar teve que se conformar com uma discreta 10º posição. Confira aqui os resultados completos.