Hiroki Ono foi o mais veloz hoje (15) durante o treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão de Moto3, em Motegi. O japonês estabeleceu o tempo de 1min56s443, que lhe garantiria a pole position se não tivesse que pagar uma punição de três posições. Com isso, Andrea Migno largará na primeira posição.
Com céu limpo, pista seca e sem perigo de chuva, Niccolò Bulega foi o primeiro a marcar um tempo rápido no circuito Twin Ring Motegi, 1min57s733, mas o italiano rapidamente foi superado por Jorge Navarro e Joan Mir, que baixou para 1min57s429.
Navarro, no entanto, recuperou a ponta logo em seguida com 1min56s951. Niccolò Antonelli, Fabio Quartararo e Enea Bastianini vinham logo atrás, em segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Enquanto isso, o novo campeão do mundo Brad Binder vinha apenas em 20º e até chegou a sair da pista.
Navarro ficou um longo período em primeiro e foi só quando restavam menos de 20 minutos para o final que Ono finalmente conseguia tirar o espanhol da frente, ao marcar 1min56s735. Logo em seguida, foi a vez de Bulega superar o japonês, com 1min56s673. Binder já vinha em oitavo, com 1min57s078.
Restando menos de cinco minutos para a bandeirada, Bulega mantinha a ponta, com 63 milésimos de vantagem para Ono. Todos estavam na pista para tentar melhores posições e o movimento fez a classificação até parecer uma corrida. Bastianini conseguiu tirar Bulega da ponta, seguido por Migno segundos depois.
Mas foi Ono quem riu por último ao estabelecer o tempo de 1min56s443, o suficiente para conquistar a pole position em casa, com direito a novo recorde da pista. Migno ficou em segundo, apenas 0s086 atrás do japonês. Binder foi progredindo aos poucos e melhorou o suficiente para garantir a terceira posição.
Ono, no entanto, não poderá desfrutar de seu tempo, pois já estava punido com três posições por rodar muito lentamente pela pista durante o FP1. É Migno, portanto, que irá largar na posição de honra, com Binder em segundo e Bastianini em terceiro. O japonês irá partir do quarto lugar. Confira aqui o grid de largada completo.