Miguel Oliveira venceu hoje (31) o Grande Prêmio da Itália de Moto3, no circuito de Mugello. O português travou uma espetacular batalha contra mais de dez pilotos para atingir a sua primeira vitória na categoria e a primeira de Portugal em 66 anos de história.
Com sol e calor, o circuito de Mugello já estava lotado para assistir a categoria de acesso da Motovelocidade, que costuma ser a prova mais emocionante do dia. Na Itália, não foi diferente. O pole position Danny Kent manteve a posição nas primeiras voltas, mas logo ficou claro que havia uma verdadeira legião de pilotos ávidos para vencer a corrida.
Foram incontáveis as trocas de posição. O primeiro grupo chegou a ter 15 pilotos, brigando incessantemente durante todas as voltas. Kent, Niccolò Antonelli, Francesco Bagnaia e Enea Bastianini monopolizaram as atenções no começo, mas logo surgiu Oliveira, Romano Fenati e Efren Vasquez na briga.
Oliveira, que já esteve várias vezes em posição de vencer uma corrida, de repente viu-se em excelentes condições, com sua KTM exibindo um grande equilíbrio nas curvas de raio longo de Mugello, o que compensava a maior potência das Honda no grande retão de chegada do circuito.
Ao abrirem a última volta, Kent ainda liderava. O britânico, no entanto rapidamente foi superado por Oliveira e Fenati, que assumiu a ponta. O italiano parecia que iria comemorar a segunda vitória consecutiva, mas Oliveira mergulhou com tudo na freada para a curva Scarperia, tomando a primeira posição.
O equilíbrio da KTM foi vital para que Oliveira abrisse uma pequena vantagem, o que foi suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro, apenas 71 milésimos à frente de Kent e Fenati, que completaram o pódio.
Bagnaia foi o quarto, apenas três milésimos (!) atrás de Fenati, Bastianini o quinto e Antonelli o sexto. Jorge Navarro lutou muito, mas acabou apenas em sétimo, com Isaac Viñales em oitavo, Alexis Masbou em nono e Brad Binder em décimo. Efren Vasquez e Karel Hanika ainda colidiram na última volta. Confira aqui os resultados completos.