A Dorna, entidade que promove a Moto3 anunciou que o número 50 com a qual Jason Dupasquier utilizava será aposentado durante o GP da Alemanha no próximo fim de semana. O piloto suíço morreu após um grave acidente nos treinos para o GP da Itália, no final de maio.
Durante a segunda sessão classificatória para a etapa italiana (Q2), Dupasquier se envolveu em uma queda com Ayumu Sasaki e Jeremy Alcoba entre as curvas 9 e 10 do circuito de Mugello vindo a óbito em decorrência dos inúmeros ferimentos cerca de 19 horas depois.
Na próxima sexta-feira (18), primeiro dia de treinos livres para o GP da Alemanha, será feita uma cerimônia no circuito de Sachsenring para anunciar a retirada do número 50 da Moto3 e homenagear Dupasquier, que tinha apenas 19 anos e realizava somente a sua segunda temporada no Mundial.
A atitude de retirar um número no é nobre e rara. Acontece quando um piloto de distinta importância se aposenta ou morre tragicamente. Nessas circunstanciadas já foi aposentado o número #58 de Marco Simoncelli (MotoGP), o #74 de Daijiro Kato (250cc), o #48 de Shoya Tomizawa (Moto2) e o #39 de Luis Salom (Moto2).