Romano Fenati conquistou hoje (19) a pole position para o Grande Prêmio do Catar de Moto3, no circuito de Losail. O italiano “roubou” a posição de honra de Livio Loi no último instante do treino classificatório. Brad Binder completa a primeira fila.
O desempenho de Fenati surpreendeu porque quem pintava como favorito para conquistar a pole position era justamente Loi, muito veloz desde os treinos livres. O belga vinha na liderança com 2min06s520, baixando logo em seguida para 2min06s178, um tempo que parecia impossível de ser superado.
Quem parecia ter mais condições de superar o tempo de Loi era Fabio Quartararo. O francês, que agora compete na Leopard Racing (campeã no ano passado com Danny Kent) ocupava o segundo lugar, enquanto os outros figurantes do ano passado como Niccolò Antonelli e Enea Bastianini ocupavam apenas posições intermediárias.
Faltando dois minutos e meio, Brad Binder foi o primeiro a conseguir se aproximar do tempo de Loi ao marcar 2min06s245. Mas, em sua última volta rápida – e com o cronômetro já zerado – foi Fenati quem surpreendeu, ao estabelecer 2min06s131, apenas 47 milésimos abaixo do tempo do belga.
O tempo de Binder foi suficiente para garanti-lo na terceira posição, à frente de Quartararo, em quarto, Jorge Navarro em quinto e o novato Arón Canet em sexto. Antonelli conseguiu melhorar a ponto de garantir a sétima posição, à frente de Bo Bendsneyder, Bastianini e Phillip Oettl que fecha os dez primeiros. Confira aqui o grid completo.