Jorge Navarro venceu hoje (25) o Grande Prêmio de Aragón de Moto3, na Espanha. O espanhol assumiu a ponta nas últimas curvas, após um eletrizante duelo com Brad Binder, que com a segunda posição garantiu o título da categoria com quatro etapas de antecedência. Enea Bastianini completou o pódio.
Bastianini começou na frente, mas logo foi superado por Navarro ainda nas primeiras curvas, tendo Binder e Arón Canet logo atrás. Precisando vencer, o italiano foi para cima do líder recuperando a ponta logo em seguida. A corrida, no entanto seria disputadíssima até o final.
Enquanto Bastianini e Navarro brigavam pela liderança, Binder logo entrou na disputa trazendo Phillip Oettl, Gabriel Rodrigo, Fabio Di Giannantonio e Jorge Martin. Após algumas voltas, o grupo da frente recebeu a companhia de todos esses pilotos, formando um grande grupo que se alternava na ponta.
Até restarem dez voltas, praticamente todos eles assumiram a ponta em algum momento. Binder, que só precisava chegar (em boa posição) à frente de Bastianini para assegurar o título foi um deles, mas nas últimas voltas recebeu um ataque fortíssimo do italiano, assim como de Oettl e de Di Giannantonio.
Binder, no entanto, era o líder quando restavam cinco voltas para o final. O sul-africano corria com muita maturidade e decisão, apesar do grande risco em jogo. Na reta final, apenas Bastianini, Di Giannantonio e Navarro o acompanhavam de perto. Juan Mir, Jorge Martin e Gabriel Rodrigo vinham mais atrás.
Ao abrirem a última volta, Bastianini liderava. O italiano precisava vencer para manter suas chances de título vivas. Binder vinha logo atrás, mas chegou a ser ultrapassado por Navarro e Di Giannantonio e cair para quarto. O sul-africano, contudo decidiu arriscar tudo e nas últimas curvas e conseguiu voltar para segundo.
Com os quatro primeiros absolutamente colados, Navarro cruzou a linha de chegada em primeiro, apenas 0s030 a frente de Binder, que com o resultado garantiu o título. Bastianini foi o terceiro, Di Giannantonio o quarto e Mir o quinto.
O título de Binder é o primeiro da África do Sul no campeonato mundial desde Kork Ballington entre 1978/79. Depois de chegar a liderar, Jorge Martin completou a prova apenas em sexto, à frente de Canet, Rodrigo, Juanfran Guevara e Oettl, que despencou para décimo nas últimas voltas. Confira aqui os resultados completos.