Jorge Navarro venceu hoje (5) o Grande Prêmio da Catalunha de Moto3, no circuito de Montmeló, na Espanha. O espanhol chegou a seu primeiro triunfo no Campeonato Mundial após muitas disputas com Brad Binder e Enea Bastianini, segundo e terceiro, respectivamente.
Na largada, Binder manteve a pole position conquistada ontem (4), mas não ficou muito tempo na liderança. Como sempre acontece na categoria iniciante, as trocas de posição foram intensas e logo um pelotão, formado pelo Navarro, Bastianini, Niccolò Bulega, Romano Fenati e Khairul Pawi se formou.
A maior surpresa, no entanto era o desempenho de Gabriel Rodrigo. O argentino, que havia largado apenas em 19º, logo apareceu na nona posição e passou a se aproximar do primeiro grupo passando a brigar, em pouco tempo, pela liderança da prova com os favoritos.
A primeira posição, contudo, mudava de dono a todo instante, em incontáveis ultrapassagens. Também foi alto o índice de acidentes por todo o circuito de Montmeló, o que provocou o abandono de mais de dez pilotos, todos sem gravidade, felizmente.
A cinco voltas para o final, Navarro liderava, seguido de Fenati. Mas, a longa reta dos boxes era o cenário perfeito para a guerra de vácuo, o que sempre proporcionava ultrapassagens na frenagem para a primeira curva.
O ritmo intenso fez com que Rodrigo e Pawi caíssem sozinhos quando a corrida se encaminhava para seu momento decisivo. Ao abrirem a última volta, Navarro liderava com certa vantagem. Fenati vinha em segundo, mas um fulminante Binder roubou-lhe a vice-liderança, ambos observados de perto por Bastianini, Bulega e Arón Canet.
O que Binder pretendia fazer era ultrapassar a todos na última volta como já fizera nas últimas três etapas. Navarro, no entanto, já estava muito longe e finalmente pode comemorar em casa a sua primeira vitória no Campeonato Mundial.
Binder foi o segundo, 0s5 atrás e Fenati acabou perdendo a terceira posição para Bastianini, ficando de fora do pódio. Seu companheiro de equipe Bulega foi o quinto, seguido de Canet e Fábio Quartararo em sétimo. Joan Mir, Fábio Di Gianantonio e Jakub Kornfeil completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.