Khairul Pawi venceu hoje (17) o Grande Prêmio da Alemanha de Moto3 no circuito de Sachsenring. Assim como já havia feito na Argentina, o malaio ultrapassou todo mundo e cruzou a linha de chegada com mais de 10 segundos de vantagem para Andrea Locatelli e Enea Bastianini.
O domingo de corridas em Sachsenring começou escuro e chuvoso quando os pilotos da Moto3 realizaram a largada já com uma pista bem molhada. Enea Bastianini manteve a sua pole position durante duas voltas até ser superado por Bo Bendsneyder.
O italiano e o holandês pilotavam com confiança nas primeiras voltas e pareciam que iriam realizar essa briga pela liderança até a bandeirada de chegada. Eles não contavam, no entanto, com o talento em pista molhada de Khairul Idham Pawi.
O malaio, que havia largado apenas na 20º posição fazia seguidamente a volta mais rápida da prova e não demorou muito a encostar no grupo líder. Sem muita dificuldade, ultrapassou Locatelli, John McPhee, Bendsneyder e Bastianini para assumir a liderança.
Pawi se estabeleceu na primeira posição e passou a abrir uma vantagem cada vez maior para os adversários. Para completar a empolgação da equipe Honda Team Asia, seu companheiro de equipe, Hiroki Ono também havia conseguido escalar o pelotão e chegava ao segundo lugar.
Ono, no entanto se entusiasmou demais e acabou saindo da pista duas vezes. Na primeira, conseguiu voltar em quinto. Na segunda, abandonou de vez a prova, deixando o segundo lugar para Locatelli e Bastianini.
Vários pilotos caíram principalmente na temida curva 8. Entre eles alguns dos favoritos, como Andrea Migno, Romano Fenati, Jorge Martin, Niccolò Bulega e Darryl Binder, irmão do líder do campeonato Brad Binder que vinha apenas em oitavo.
Enquanto Pawi dominava, Binder brigava com o vice-líder do campeonato Jorge Navarro pela sétima posição. Com 40 pontos de desvantagem, o espanhol decidiu se arriscar mais e entrar na briga pela sexta posição com McPhee e Fabio Di Giannantonio, que estavam logo à sua frente.
Absolutamente tranquilo, Pawi cruzou a linha de chegada com 11 segundos de vantagem para Locatelli, que também ficou feliz com a segunda posição, afinal foi o seu primeiro pódio na categoria. Bastianini completou a prova na terceira posição à frente de Jakub Kornfeil e Di Giannantonio.
Essa foi a segunda vitória de Pawi na Moto3. O estreante malaio já havia chegado em primeiro na Argentina, também debaixo de muita chuva. Apesar do esforço, Navarro não conseguiu ultrapassar McPhee e ficou em sétimo, apenas uma posição à frente de Binder, o oitavo. Jules Danilo e Francesco Bagnaia completaram os dez primeiros e os resultados completos você confere aqui.