Joan Mir venceu hoje (24) o Grande Prêmio de Aragón de Moto3, disputado na Espanha. O espanhol travou um intenso duelo com os italianos Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini, que durou até a linha de chegada.
A corrida da Moto3 começou com um atraso de 40 minutos devido a uma intensa neblina que surgiu no circuito Motorland desde as primeiras horas da manhã. A duração da prova teve de ser encurtada, de 20 para apenas 13 voltas para não prejudicar a programação das demais categorias.
Nesse tiro curto, o pole position Jorge Martin manteve a ponta apenas nos primeiros metros. Bastianini surgiu para desafiá-lo trazendo junto seu companheiro de equipe Aron Canet e Mir. Os quatro passaram a disputar a ponta nas primeiras voltas.
Aos poucos, no entanto, o resto do pelotão começou a se aproximar, com Phillip Oettl em quinto, o surpreendente Dennis Foggia em sexto e Fabio Di Giannantonio em sétimo. Romano Fenati, enquanto isso vinha apenas em 13º.
Restando quatro voltas para o final, Di Giannantonio progredia a olhos vistos e assumiu a ponta pela primeira vez, à frente de Bastianini, Canet, Mir e Martin. A briga pela vitória, que inicialmente era de apenas quatro motos passou a ser de dez competidores separados por menos de um segundo.
Ao abrirem a última volta, Di Giannantonio liderava. Mir, no entanto resolveu retomar a ponta na frenagem para a curva 1 mantendo-se na frente até a bandeirada de chegada, apesar das investidas do italiano, que cruzou a linha apenas 0s043 atrás. Bastianini completou o pódio.
Martin ficou em quarto, com Canet em quinto e John McPhee em sexto. Apenas 0s707 atrás do vencedor, Marcos Ramirez completou a prova em sétimo, com Foggia em oitavo, Oettl em nono e Fenati em uma apagada 10º posição. Confira aqui os resultados completos.
Com sua oitava vitória na temporada, Mir chegou a impressionantes 271 pontos, abrindo 88 de vantagem para Canet em 100 possíveis. O espanhol poderá se sagrar campeão da Moto3 já na próxima etapa, que acontece em Motegi, no Japão, no dia 15 de outubro.