Joan Mir venceu hoje (22) o Grande Prêmio da Austrália de Moto3, no circuito de Phillip Island. O espanhol assumiu a ponta na metade de uma prova encerrada a sete voltas do final por causa da chuva. Com o resultado, o espanhol garantiu o título de 2017.
A corrida da categoria iniciante foi muito disputada enquanto a pista esteve seca. O pole position Jorge Martin liderou as primeiras voltas, mas logo um bolo de pilotos juntou-se à briga pela vitória, como Romano Fenati, Gabriel Rodrigo e Mir.
Fenati chegou a liderar algumas voltas, disposto a prorrogar a decisão do título por mais uma etapa. Mir, no entanto, aos poucos foi se ambientando e tomou a ponta na metade da corrida, posição que ocupou até a chuva voltar com força quando restavam sete voltas para a bandeirada.
Com três quartos de prova já disputados, a direção de prova optou por baixar a bandeira vermelha e encerrar a corrida, garantindo mais uma vitória para Mir e o título mundial com três etapas de antecedência. Livio Loi e Martin completaram o pódio.
Apesar de ter aberto a última volta na frente, Gabriel Rodrigo ficou em quarto, com Enea Bastianini em quinto e Fenati em sexto. Ayumu Sasaki garantiu a sétima posição, com Adam Norrodin em oitavo, Tatsuki Suzuki em nono e Lorenzo Dalla Porta em décimo. Confira aqui os resultados completos.