Joan Mir venceu hoje (21) o Grande Prêmio da França de Moto3, no circuito Bugatti, em Le Mans. O espanhol herdou a liderança de uma corrida marcada por muitos acidentes, que vitimaram os então líderes, Romano Fenati e Jorge Martin.
A corrida original foi interrompida devido a uma série de acidentes. Primeiro na chicane após a largada e depois na segunda volta, graças a uma extensa mancha de óleo na curva La Chapelle, que derrubou mais de dez pilotos. Entre eles estavam Romano Fenati e Jorge Martin.
A relargada aconteceu com mais de meia hora de atraso, em uma versão reduzida para 16 voltas, ou aproximadamente 25 minutos. Assim como já havia acontecido na primeira largada, Martin e Fenati tomaram as duas primeiras posições, seguidos de Juanfran Guevara, Niccolò Antonelli e Marcos Ramirez.
Antonelli, no entanto, que finalmente parecia estar se reencontrando na categoria, caiu antes do final da primeira volta, na curva 11. A essa altura, Fenati já havia ultrapassado Martin, que também foi ao chão na terceira volta, na mesma curva La Chapelle.
Com isso, Fenati se consolidou na liderança, trazendo Joan Mir, Daryl Binder, Ramirez e Arón Canet, logo atrás. Parecia que o italiano iria vencer facilmente mais uma, mas o piloto da Ongetta-Rivalcold foi outro a cair sozinho na curva 7, quando restavam nove voltas para o final.
A liderança ficou com Mir, que passou a abrir grande distância para os demais. O espanhol não teve dificuldade em comandar a corrida até a linha de chegada, que cruzou com mais de quatro segundos de vantagem para todos os demais.
A segunda posição passou a ser disputada palmo a palmo entre Binder, Canet, Ramirez, Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio e Juanfran Guevara, todos muito próximos. O sul-africano, irmão do campeão do ano passado foi o próximo a cair na curva 7, a mesma de Fenati, na última volta.
Quem acabou ficando com a segunda posição foi Canet, que cruzou a linha de chegada logo à frente de Di Giannantonio, Ramirez, Guevara e Bastianini, os seis primeiros. Em sétimo ficou Jorge Danilo, com Andrea Migno em oitavo, Bo Bendsneyder em nono e Danny Kent em décimo. Confira aqui os resultados completos.