Joan Mir conquistou hoje (13) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria de Moto3, no circuito Red Bull Ring. O espanhol surpreendeu o líder do campeonato Brad Binder que liderava a sessão com tranquilidade até então. Enea Bastianini completa a primeira fila.
A sessão classificatória começou com sol, o que foi uma ótima notícia para pilotos e equipes que sofreram ontem (12), com temperaturas que não chegavam à 10º. Bo Bendsneyder começou na frente, logo superado pelo líder do campeonato, Binder.
O sul-africano parecia, desde o começo, muito à vontade no circuito Red Bull Ring e melhorava o seu tempo constantemente até chegar a 1min36s485. Restando 15 minutos para o final, os únicos que conseguiam se aproximar eram Enea Bastianini e Joan Mir.
Restando menos de cinco minutos, era Mir quem surpreendia e conseguia assumir a liderança com 1min36s228, tempo que se revelaria suficiente para a pole position. Binder chegou a fazer parciais melhores em sua penúltima volta lançada, mas foi atrapalhado por Marcos Ramirez e não conseguiu superá-lo novamente.
Foi a primeira pole position de Mir, que aos 18 anos não havia conseguido sequer um lugar na primeira fila no campeonato mundial. Binder, apesar de tudo, garantiu a segunda posição e Bastianini a terceira.
Aron Canet foi o quarto mais rápido, seguido de Fábio Quartararo e Francesco Bagnaia. Niccolò Bulega abre a terceira fila, em sétimo à frente de Phillip Oettl, Fabio di Giannantonio e Bendsneyder, que apesar do começo promissor apenas fechou os dez primeiros.
Foi uma péssima sessão para os protagonistas do campeonato, como Romano Fenati, apenas 11º, Niccolò Antonelli, que se classificou em 13º e o vice-líder Jorge Navarro, que vai largar em uma longínqua 18º posição. Confira aqui o grid completo.