Jorge Martin conquistou hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio da Holanda de Moto3, no circuito de Assen. O espanhol roubou a primeira posição de Bo Bendsneyder nos últimos instantes da classificação com uma volta voadora.
A sessão classificatória da categoria iniciante iniciou com pista molhada e muitas nuvens no céu. Quem começou as práticas na frente o finlandês Patrik Pulkkinen, antes de ser superado por Bendsneyder, o piloto da casa, que estabeleceu 2min00s450.
A pista, no entanto, estava secando continuamente e os tempos começaram a baixar. Logo Niccolò Bulega melhorou para 1min59s365, antes de Jorge Martin marcar 1min59s213. Bendsneyder, no entanto, em seguida recuperou a liderança com 1min58s851.
Com a melhora dos tempos também vieram as quedas, que derrubaram, entre muitos outros, o líder do campeonato, Joan Mir na freada para a curva 3 quando restavam 24 minutos para a bandeirada. Contudo, o sol voltou a aparecer nos instantes finais.
Bendsneyder liderou até restarem menos de um minuto para o final do treino, quando Martin conseguiu superá-lo com o tempo de 1min58s481. O holandês chegou a dar o troco na volta seguinte, mas nem teve tempo de comemorar: o espanhol, logo em seguida marcou 1min57s595, o suficiente para garantir a sua quinta pole position.
Bendsneyder ficou em segundo, nada menos do que 0s829 atrás, com Niccolò Bulega em terceiro, fechando a primeira fila. O estreante tailandês Nakarin Athiratphuvapat foi a surpresa do dia em quarto, à frente do igualmente inédito Marco Bezzechi em quinto e Arón Canet, apenas em sexto.
Mir conseguiu voltar à pista, mas irá largar apenas em sétimo, à frente de Tony Arbolino, Manuel Pagliani e Tatsuki Suzuki, que fecham os dez primeiros colocados. Romano Fenati se classificou apenas em 15º lugar. Confira aqui o grid completo.