Jorge Martin conquistou hoje (3) a pole position para o Grande Prêmio da Itália de Moto3, no circuito de Mugello. O italiano surgiu nos últimos minutos da classificação, desbancando John McPhee e Joan Mir, que largarão ao seu lado na primeira fila.
Quem vinha liderando desde o início até restarem poucos minutos para o final era o italiano Fábio di Giannantonio, com o tempo de 1min57s595. Martin, até então, vinha ocupando apenas posições intermediárias e não parecia que seria uma ameaça.
Como sempre acontece na categoria iniciante, os pilotos deixaram para arriscar tudo nas duas últimas voltas. Foi quando o tempo de Di Giannantonio foi finalmente superado, primeiropor Joan Mir, com 1min57s370 e depois por John McPhee que marcou 1min57s324.
Parecia que o britânico ia comemorar a pole position, quando Martin surgiu para marcar 1min57s176 e deixar todos eles para trás. McPhee ficou em segundo e Mir em terceiro, com di Giannantonio despencando para o quarto lugar.
Niccolò Bulega assegurou a quinta posição, apesar de uma queda feia, que chegou a paralisar os primeiros minutos da classificação. Juanfran Guevara anotou a sexta posição, com Romano Fenati apenas em sétimo.
O novato Marcos Ramirez conquistou a oitava melhor marca, à frente do holandês Bo Bendsneyder e do japonês Tatsuki Suzuki, que fecha os dez primeiros. Um dos líderes do campeonato, Aron Canet conseguiu apenas a 14º posição. Confira aqui o grid completo.