Jorge Martin conquistou hoje (6) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, no circuito de Jerez. O espanhol cravou o tempo de 1min46s034, superando o líder do campeonato Arón Canet e o vencedor da última etapa, Romano Fenati.
Foi Fenati quem começou a classificação na frente, graças ao tempo de 1min46s695. O italiano comandou a sessão (que contou com tempo bom) até a sua metade, quando Martin voltou à pista para estabelecer a volta definitiva.
Na sequência, Niccolò Bulega e Arón Canet também haviam conseguido superar Fenati. Nos últimos minutos, no entanto, o italiano voltou à pista e chegou a retomar a segunda posição, antes de o espanhol dar o troco para ficar definitivamente com a vice-liderança.
A volta de Martin foi boa o suficiente para quebrar o recorde da pista, 1min46s173, que pertencia à Jack Miller desde 2014. Canet ficou em segundo a 0s437 do espanhol, com Fenati mais de meio segundo atrás. Os três completam a primeira fila.
Na segunda fila ficou Bulega, que não teve fôlego para duelar pela pole position. O italiano, no entanto, conseguiu ficar à frente do surpreendente Marcos Ramirez, o quinto e de Niccolò Antonelli o sexto, que se recuperou muito nos últimos minutos.
A sétima posição ficou com o japonês Tatsuki Suzuki, à frente de Andrea Migno, Joan Mir e Daryl Binder, que fecha os dez primeiros. Confira aqui o grid de largada completo. A corrida começa amanhã (7) às 6h00 (horário de Brasília).