Livio Loi venceu hoje (9) o Grande Prêmio de Indianápolis de Moto3, nos Estados Unidos. A corrida teve contornos completamente inesperados graças à chuva, que forçou grande parte dos pilotos a trocar de motos no meio da prova. John McPhee e Philipp Oettl completaram o insólito pódio.
O dia amanheceu cinzento no Indianápolis Motor Speedway, e uma pequena garoa caiu ainda pela manhã. Por isso a prova da Moto3, que é a primeira do dia foi declarada oficialmente como uma corrida de chuva.
A maioria dos pilotos, portanto, resolveu começar com pneus de chuva, incluindo todos os favoritos como o pole position Danny Kent. Quem estava nas últimas posições, resolveu arriscar começando com pneus slick. Foi o caso de Loi, McPhee e Oettl, que largaram em 26º, 18º e 34º, respectivamente. McPhee ainda precisou largar dos boxes.
O risco era calculado, no entanto. A esperada chuva não caiu e todos aqueles com pneus com ranhuras precisaram voltar aos boxes para trocá-los por slicks. Isso bagunçou completamente a corrida, rebaixando Kent apenas para 26º, Miguel Oliveira para 21º, Fabio Quartararo, 19º e Enea Bastianini, 13º.
De repente, Loi se viu na liderança com incríveis 21 segundos de vantagem para McPhee, uma vantagem que continuou aumentando até a bandeirada. O melhor piloto na disputa pelo título posicionado era Romano Fenati, em quinto. O italiano depois ainda pularia para quarto com o acidente de Andrea Migno que ia à sua frente.
Restou aos postulantes ao título tentar uma corrida de recuperação. O melhor deles acabou sendo Bastianini, que após uma pilotagem muito agressiva, conseguiu salvar a sexta posição, derrotando Niccolò Antonelli, Brad Binder, Jorge Navarro e Jorge Martin em disputa direta.
Loi acabou cruzando a linha de chegada com mais de quarenta segundos de vantagem para McPhee. Essa foi a primeira vitória de um piloto belga na Moto3. Quase um minuto atrás, Oettl completou o pódio. Fenati saiu no lucro ficando em quarto, posição que o recoloca na disputa do título; Isaac Viñales foi o quinto, com Bastianini em sexto.
Antonelli fechou em sétimo, com Binder em oitavo e os Jorges, Navarro e Martin em nono e décimo, respectivamente. Oliveira ainda salvou um ponto com a 15º colocação, mas Kent, contra todas as expectativas deixa Indianápolis zerado, após chegar apenas em 21º. Confira aqui os resultados completos.